Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29619
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GustavoManautRaymundo_tcc.pdf1,65 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O contexto da gestão de risco e da qualidade sobre a ótica da ISO 9001(2015) : uma revisão sistemática da literatura
Autor(es): Raymundo, Gustavo Manaut
Orientador(es): Monteiro, Simone Borges Simão
Assunto: ISO 9001
Gestão de riscos
Gestão da qualidade
Data de apresentação: 28-Mai-2021
Data de publicação: 4-Jan-2022
Referência: RAYMUNDO, Gustavo Manaut. O contexto da gestão de risco e da qualidade sobre a ótica da ISO 9001(2015): uma revisão sistemática da literatura. 2021. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A ISO 9001:2015, em sua última atualização, implementou o risk-based thinking (mentalidade de risco) em todo seu sistema de gestão da qualidade. Com o gerenciamento de risco sendo parte integrante do processo de gerenciamento da qualidade, o objetivo deste trabalho é identificar a interdisciplinaridade de aspectos da Gestão de Risco e da Qualidade segundo a ótica da ISO 9001:2015. O estudo foi do tipo exploratório com abordagem qualitativa e orientou-se pela Teoria do Enfoque Meta Analítico Consolidado (TEMAC) para a realização de uma revisão bibliométrica com publicações coletadas nas bases de dados Web of Science e Scopus no período de 2014 a 2021. Os resultados foram alcançados em forma de um passo-a-passo de gerenciamento de risco no contexto do sistema de gestão da qualidade segundo a ISO 9001:2015, composto por 7 etapas e com a indicação de ferramentas e métodos adequados para a execução de cada etapa.
Abstract: ISO 9001:2015, in its last update, has implemented the risk-based thinking throughout its quality management system. Whit risk management being an integral part of quality management process, the objective of this study is to identify the interdisciplinary aspects between Risk Management and Quality from the perspective of ISO 9001:2015. The research was of the exploratory type with a qualitative approach and was oriented by the Theory of Consolidated Meta Analytical Approach (TEMAC) to conduct a bibliometric review with publications collected in Web of Science and Scopus databases in the period from 2014 to 2021. The results were achieved by the shape of a risk management model in the context of the quality management system according to ISO 9001:2015, composed of 7 stages and with indication of appropriate tools and methods for the execution of each stage.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.