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dc.contributor.advisorSchardosim, Juliana Machado-
dc.contributor.authorPortela, Rafaela Gomes-
dc.identifier.citationPORTELA, Rafaela Gomes. Construção e validação de cenário para simulação clínica: assistência do enfermeiro ao pré-natal no terceiro trimestre gestacional. 2020. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2020.pt_BR
dc.description.abstractNo intuito de acompanhar a crescente valorização do papel da enfermagem na Atenção Primária à Saúde para o cuidado pré-natal e considerando que cada fase da gestação possui singularidades que exigem abordagens e cuidados distintos, o uso de metodologias ativas como a simulação clínica tem sido estimulado. Porém, apesar da simulação ser comprovadamente uma estratégia capaz de agregar valor ao ensino de enfermagem, não foram encontrados estudos relativos à elaboração e validação de cenário de simulação clínica sobre a assistência de enfermagem às consultas de terceiro trimestre do pré-natal de risco habitual. Objetivo: Elaborar e validar um cenário para simulação clínica e seu checklist para avaliação do ensino e aprendizado sobre consulta de enfermagem no terceiro trimestre de gestação para o ensino de graduação. Método: Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido entre novembro de 2019 a julho de 2020. Adotou-se as 5 etapas propostas por Gilbert e Adamson(13 a partir de recomendações da International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning (INACSL) são elas: Overview, Scenario, Scenario Desing Progression, Debriefing e Assessment. A etapa de validação do cenário ocorreu de forma online, devido a pandemia do coronavirus. Para tal, foram convidadas por e-mail 11 juízas selecionadas, atuantes na área de saúde da mulher, após a seleção pela análise dos currículos lattes. Foi enviado um e-mail convite para cada juiz contendo: um breve resumo do estudo, TCLE assinado, arquivo em pdf do cenário com o checklist de avaliação do ensino e aprendizado, ficha de caracterização dos juízes e um link de acesso ao formulário elaborado na plataforma Google Forms® contendo uma escala likert que avaliou 18 itens com 4 alternativas cada (totalmente adequado; adequado com pequenos ajustes; inadequado, mas pode ser modificado; totalmente inadequado). Apenas 5 juízas aceitaram participar do estudo. Após a obtenção dos dados foi realizado o cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) a partir do banco de dados elaborado no software Microsoft Excel® versão 2016, sendo estabelecido que o cenário só seria validado caso obtivesse um IVC igual a 1,0, devido ao número reduzido de juízes. Os dados referentes ao perfil das juízas foram analisados mediante estatística descritiva no mesmo software. Para realização do estudo o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da instituição de origem sob CAAE nº 03107418.5.0000.8093 e os pressupostos da resolução 466/12, do Conselho Nacional de Saúde, foram rigorosamente seguidos. Resultados: Foi elaborado um cenário clínico de duração sugerida de 20 minutos, de média fidelidade e complexidade e que exige 2 atores e 2 alunos participantes para a sua composição. O cenário cria uma situação em que uma parturiente nulípara comparece à uma consulta rotineira de pré-natal do terceiro trimestre, referindo cólicas fortes. O objetivo da aprendizagem é que os alunos consigam realizar a consulta de enfermagem no pré-natal de risco habitual, identificando o trabalho de parto em fase latente e dando os encaminhamentos e orientações corretas. O checklist proposto foi elaborado e estruturado em 4 tópicos: Postura, Anamnese, Condutas e Orientações Essenciais. Após a validação se obteve IVC de 1,0 em todos os aspectos avaliados. Durante o processo de validação, as juízas sugeriram pequenas adequações, sendo as seguintes acatadas: inclusão do plano de parto como parte das documentações trazidas pela atriz; tornar facultativo o toque vaginal a depender da segurança do aluno em realizar este procedimento, devido a discordâncias entre OMS e Ministério da Saúde; tornar o acompanhante mais participativo; acrescentar na descrição sucinta do caso que a gestante estava com fortes cólicas; modificar os termos pelve feminina para simulador pélvico feminino para treinamento clínico avançado; e inclusão nos materiais, de um lençol para cobrir a maca. Conclusão: O estudo alcançou os objetivos propostos e identificou uma lacuna no conhecimento acerca de validação de cenários para simulação clínica no âmbito do atendimento pré-natal no terceiro trimestre realizado pelo enfermeiro devido à ausência de outros estudos sobre a mesma temática. Nesse sentido o estudo torna-se relevante para a evolução do ensino de enfermagem no Brasil.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnfermagem - assistênciapt_BR
dc.subject.keywordEnfermagem - práticapt_BR
dc.subject.keywordEnfermagem obstétricapt_BR
dc.subject.keywordEnfermeiros - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordEnfermeiros e pacientept_BR
dc.subject.keywordPré-natalpt_BR
dc.subject.keywordParto (Obstetrícia)pt_BR
dc.titleConstrução e validação de cenário para simulação clínica : assistência do enfermeiro ao pré-natal no terceiro trimestre gestacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-03T13:00:30Z-
dc.date.available2022-01-03T13:00:30Z-
dc.date.submitted2020-08-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29613-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1: in order to accompany the growing appreciation of the role of nursing in Primary Health Care for prenatal care and considering that each stage of pregnancy has singularities that require different approaches and care, the use of active methodologies such as clinical simulation has been encouraged. However, although simulation has proven to be a strategy capable of adding value to nursing education, no studies were found regarding the elaboration and validation of a clinical simulation scenario on nursing care for the third trimester prenatal consultations of regular risk. Objective: to elaborate and validate a scenario for clinical simulation and your checklist for teaching and learning evaluation on nursing consultation in the third trimester of pregnancy for undergraduate teaching. Methods: This is a methodological study, developed between November 2019 and July 2020. The five steps proposed by Gilbert and Adamson (2016) from recommendations of the International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning (INACSL) were adopted: Overview, Scenario, Scenario Design Progression, Debriefing, and Assessment. The scenario validation step took place online due to the coronavirus pandemic. Eleven selected judges, working with women's health, were invited by email to participate, after being selected through the analysis of the Lattes Curriculum. An invitation email was sent to each judge containing: a brief summary of the study, signed informed consent form, pdf file of the scenario with its checklist for teaching and learning evaluation, characterization sheet for the judges and a link to access the form created on the Google Forms® platform containing a Likert scale that evaluated 18 items with four alternatives each (totally adequate; adequate with small adjustments; inadequate, but can be modified; totally inadequate). Only five judges agreed to participate in the study. After obtaining the data, the Content Validity Index (CVI) was calculated from the database developed in Microsoft Excel® version 2016. It was established that the scenario would only be validated if it obtained a CVI equal to 1.0 due to the reduced number of judges. The data regarding the profile of the judges were analyzed through descriptive statistics in the same software. To perform the study, the project was approved by the Ethics Committee of the institution of origin under CAAE No. 03107418.5.0000.8093, and the assumptions of Resolution 466/12 of the Brazilian National Health Council were strictly followed. Results: a clinical scenario of a suggested duration of 20 minutes, with medium fidelity and complexity, requiring two actors and two participating learners for its composition, was developed. The scenario creates a situation where a nulliparous parturient attends a routine thirdtrimester prenatal visit, reporting intense colic. The learning objective is for the students to perform the routine antenatal risk nursing consultation, identify latent labor, and give the correct referrals and guidance. The proposed checklist has been elaborated and structured in four topics: Posture, Anamnesis, Conduct, and Essential Orientations. After validation, a CVI of 1.0 was obtained in all aspects evaluated. During the validation process, the judges suggested small adjustments, which were accepted: inclusion of the birth plan as part of the documentation brought by the actress; making optional the vaginal touch depending on the confidence of the student in performing this procedure due to disagreements between the WHO and the Brazilian Ministry of Health; making the companion more participatory; adding in the brief description of the case that the pregnant woman was with intense colic; modifying the terms “pelvis” to “female pelvic simulator” for advanced clinical training; and inclusion of a sheet to cover the stretcher in the materials. Conclusion: the study achieved the proposed objectives and identified a gap in knowledge related to the validation of clinical simulation scenarios in the scope of third trimester prenatal care performed by the nurse due to the absence of other studies on the same subject. In this sense, the study becomes relevant to the evolution of nursing education in Brazil.pt_BR
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



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