Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29606
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JoaoPauloMenezesDeSouza_tcc.pdf1,63 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mapeamento de softwares para os problemas logísticos de transportes e gestão de armazéns
Autor(es): Souza, João Paulo Menezes de
Orientador(es): Granemann, Sérgio Ronaldo
Assunto: Software
Roteirização (Logística)
Logística de transporte
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 30-Dez-2021
Referência: SOUZA, João Paulo Menezes de. Mapeamento de softwares para os problemas logísticos de transportes e gestão de armazéns. 2021. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A boa gestão dos processos logísticos de uma empresa contribui para a redução de custos e aumento do nível de serviço ao cliente. Um fator de relevância para esse cenário é o uso de softwares que auxiliem o gestor a tomar decisões com base em dados de forma ágil e assertiva. Dessa maneira, é necessário que as empresas conheçam as alternativas presentes no mercado para otimizarem seus processos internos. Este trabalho busca elencar quais são os principais softwares de gerenciamento logístico e como utilizá-los para resolver os problemas de roteirização, gestão de estoques e localização de armazéns. Dentre os procedimentos metodológicos, foi feito um levantamento comparativo dos principais softwares de gestão de transportes e gestão de armazenagem disponíveis. Além disso, foram feitas simulações de cinco softwares com a descrição das entradas de dados e informações obtidas como resultado das iterações computacionais. Como resultado, verificou-se que os softwares de gerenciamento logístico podem auxiliar na tomada de decisão em relação aos problemas de transportes de armazenagem.
Abstract: The good management of a company's logistics processes contributes to the reduction of costs and increase in the level of customer service. A relevant factor for this scenario is the use of software that helps the manager to make decisions based on data in a quick and assertive manner. Thus, it is necessary that companies know the alternatives present in the market to optimize their internal processes. This paper seeks to list the main logistics management softwares and how to use them to solve problems of routing, inventory management, and warehouse location. Among the methodological procedures, a comparative survey of the main transportation management and storage management software available was performed. In addition, simulations of five softwares were performed with the description of the data inputs and information obtained as a result of the computational iterations. As a result, it was found that logistics management software can assist in decision making regarding storage and transportation problems.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.