Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29597
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_FelipeVillarBaptista_tcc.pdf1,72 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação no uso do cartão de crédito : proposição de um roadmap via análise multivariada
Autor(es): Baptista, Felipe Villar
Orientador(es): Mariano, Ari Melo
Assunto: Educação financeira
Equações estruturais
Endividamento
Cartões de crédito
Data de apresentação: 18-Mai-2021
Data de publicação: 30-Dez-2021
Referência: BAPTISTA, Felipe Villar. Educação no uso do cartão de crédito: proposição de um roadmap via análise multivariada. 2021. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O estudo teve como objetivo propor um roadmap para colaborar com a educação financeira, minimizando os riscos de gastos excessivos com foco no endividamento através do cartão de crédito. Para isso, foi utilizado o método de equações estruturais com o uso do software SmartPLS, possibilitando entender as variáveis que influenciam a dívida do cartão de crédito. A pesquisa é categorizada como exploratória quantitativa e contou com aplicação de questionário com foco no Distrito Federal, obtendo 135 respostas úteis. O resultado do modelo foi considerado válido e confiável, explicando o endividamento em 52,5%. As hipóteses comprovadas foram: comportamento do uso do cartão de crédito explicando 41,4% da dívida do cartão de crédito e ansiedade explicando compras compulsivas em 33,6%. Para complementar o modelo foi realizado o Importance-performance Map Analysis (IPMA), onde as seguintes variáveis foram apontadas como importantes e com baixo rendimento: compras compulsivas, compras impulsivas, materialismo e ansiedade. Levando esses resultados em consideração foi proposto o Modelo da Educação Financeira, composto por duas partes: Ciclo da Educação Financeira e Mapa de Controle de Gastos. A primeira parte representa o roadmap a ser implementado para evitar dívidas e melhorar a Educação financeira, já a segunda trata-se de um mapa com o objetivo de combater as variáveis que propulsionam gastos desnecessários no dia a dia.
Abstract: The objective of this study was to present a roadmap to collaborate with financial education, minimizing the risks of excessive spending with focus on credit card indebtedness. The structural equations method was applied with the SmartPLS software, making it possible to understand the variables that influence credit card debt. The study is categorized as exploratory quantitative research and included the application of a questionnaire focused on the Federal District, obtaining 135 useful answers. The model ́s result was considered valid and reliable, explaining the indebtedness in 52.5%. The proven hypotheses were: behavior of the use of the credit card explaining 41.4% of the credit card debt and anxiety explaining compulsive purchases in 33.6%. To complement the model, the Importance-performance Map Analysis (IPMA) was carried out, by the map the following variables were identified as important with low yield: compulsive purchases, impulsive purchases, materialism and anxiety. Considering these results the Financial Health Model was proposed, composed of two parts: Financial Health Cycle and Expenditure Control Map. The first part represents the roadmap to be implemented to avoid debts and improve financial health, while the second part is a map with the objective of combating the variables that drive unnecessary spending on a daily basis.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.