Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Yamanishi, Osvaldo Kiyoshi | - |
dc.contributor.author | Sousa, Karolina Alves de | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Karolina Alves de. Comércio de pequenas frutas vermelhas (amora, framboesa e mirtilo) in natura nos estabelecimentos do Distrito Federal. 2021. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo geral analisar o comércio das berries (amora,
framboesa e mirtilo) in natura nos estabelecimentos comerciais do Distrito Federal. A pesquisa
foi realizada nos períodos entre outubro de 2020 a março de 2021, em 92 estabelecimentos
(atacados, hipermercados, supermercados, mini mercados, mercearias, armazéns e empórios de
frutas, verduras e legumes), localizados nas 33 regiões administrativas do Distrito Federal. O
trabalho consistiu em uma pesquisa exploratória, com amostragem não probabilística. A coleta
de dados foi através de questionários previamente estruturados e validados. A análise abarcou:
identificação das regiões administrativas onde são comercializadas as referidas frutas; o volume
comercializado em cada região, a quantidade de estabelecimentos que vendem as três berries;
características de sazonalidade e demanda do comercio; Regiões e Estados de origem, com a
quantidade adquirida; volume anual comercializado no Distrito Federal; quantidade
comercializada, frequência de abastecimento, perda semanal e preço médio das berries
comercializadas por tipo de estabelecimento, bem como indícios sobre evolução na procura das
berries nos últimos anos. Dentre as 33 RAs, constatou-se que em 17 RAs comercializam as
berries, em regiões com menor e maior poder aquisitivo. Constatou-se que o mercado de amora,
framboesa e mirtilo in natura ainda é tímido, com volume anual comercializado de 30.051,96
kg para amora, 18.051,96 kg para framboesa e 43.428,00 kg para o mirtilo. Ao mesmo tempo,
as características desse mercado indicam potenciais oportunidades para quem deseja investir na
produção, demonstrando que a maior parte dos produtos provém de outras regiões do Brasil
(amora e framboesa) ou de importação de outros países (mirtilo). Além disso, há comercio
durante o ano todo, porém, a maior demanda concentra-se no final do ano. Entretanto, precárias
condições de pós-colheita, embalagem, transporte e armazenamento são fatores que
determinaram menor tempo de prateleira, resultando em perda para comercio. Ao mesmo
tempo, o preço do produto parece ser um forte empecilho à expansão do comercio local, uma
vez que os maiores volumes comercializados concentram-se nas regiões de maior poder
aquisitivo: Plano Piloto, Lago Sul, Águas Claras, Sudoeste, Guará e Lago Norte. A entrada
nesse mercado exigirá dos produtores um sistema eficiente de produção e logística, que
aproveite as condições edafoclimáticas favoráveis, com a vantagem de ofertar frutos mais
frescos. | pt_BR |
dc.format | Monografia de Graduação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Berries (Fruta) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - comércio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Frutas | pt_BR |
dc.title | Comércio de pequenas frutas vermelhas (amora, framboesa e mirtilo) in natura nos estabelecimentos do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-30T13:52:53Z | - |
dc.date.available | 2021-12-30T13:52:53Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29583 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Nogueira, Solange da Costa | - |
dc.description.abstract1 | The present work had as general objective to analyze the trade of berries (blackberry, raspberry
and blueberry) in natura in commercial establishments in the Federal District. The research was
carried out in the periods between October 2020 and March 2021, in 92 establishments
(wholesalers, hypermarkets, supermarkets, mini markets, grocery stores, warehouses and
emporiums of fruits and vegetables), located in the 33 administrative regions of the Federal
District. The work consisted of an exploratory research, with non-probabilistic sampling. Data
collection was carried out through previously structured and validated questionnaires. The
analysis included: identification of the administrative regions where these fruits are traded; the
volume sold in each region, the number of establishments selling the three berries; seasonality
and demand characteristics of the trade; Regions and States of origin, with the quantity
purchased; annual volume sold in the Federal District; quantity traded, frequency of supply,
weekly loss and average price of berries traded by type of establishment, as well as evidence of
evolution in the demand for berries in recent years. Among the 33 ARs, it was found that in 17
ARs they commercialize berries, in regions with less and greater purchasing power. It was
found that the blackberry, raspberry and blueberry market in natura is still shy, with an annual
marketed volume of 30,196.16 kg for blackberry, 18,051.96 kg for raspberry and 43,428.00 kg
for blueberry. At the same time, the characteristics of this market indicate potential
opportunities for those who wish to invest in production, demonstrating that most of the
products come from other regions of Brazil (blackberry and raspberry) or from imports from
other countries (blueberry). In addition, there is trade throughout the year, however, the greatest
demand is concentrated at the end of the year. However, poor post-harvest conditions,
packaging, transport and storage are factors that determined shorter shelf life, resulting in loss
to trade. At the same time, the price of the product seems to be a strong obstacle to the expansion
of local commerce, since the largest volumes sold are concentrated in the regions with the
greatest purchasing power: Plano Piloto, Lago Sul, Águas Claras, Sudoeste, Guará and Lago
North. Entering this market will require producers to have an efficient production and logistics
system that takes advantage of favorable edaphoclimatic conditions, with the advantage of
offering fresher fruits. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Agronomia
|