Título: | Elaboração de cenários para utilização em simulação clínica : recepção do recém-nascido |
Autor(es): | Alencar, Beatriz Rodrigues de |
Orientador(es): | Schardosim, Juliana Machado |
Assunto: | Parto (Obstetrícia) Parto humanizado Enfermagem - prática Recém-nascidos - cuidado e tratamento Hospitais - qualidade no atendimento Acolhimento hospitalar |
Data de apresentação: | 27-Ago-2020 |
Data de publicação: | 30-Dez-2021 |
Referência: | ALENCAR, Beatriz Rodrigues de. Elaboração de cenários para utilização em simulação clínica: recepção do recém-nascido. 2020. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | A simulação clínica é uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem, onde
estudantes experimentam situações clínicas, passíveis de acontecer em um ambiente real. No
contexto materno-infantil, a prática da simulação antes do cuidado a um paciente real é
fundamental, por ser um método de preparar melhor os alunos para prestarem cuidados a uma
população considerada vulnerável. A simulação ainda pode ser considerada um método de
ensino-aprendizagem capaz de reduzir a mortalidade materna e perinatal, pelo fato de
proporcionar uma qualificação profissional de excelência, a fim de tornar o cuidado uma
prática segura e eficiente. Objetivo: Elaborar dois cenários sobre a assistência de enfermagem
na recepção do recém-nascido, para simulação clínica no ensino de graduação em
enfermagem. Método: Trata-se de um estudo metodológico que seguiu as primeiras quatro
etapas do método de elaboração e validação de cenários para simulação, proposto por Guilbert
e Adamson (2016), a partir de recomendações da International Nursing Association for
Clinical Simulation and Learning. As etapas seguidas foram: Overview, reflexão sobre
questões que embasaram os cenários. Scenario, elaboração do cenário através de base teórica
sólida. Scenario Design Progression, etapa minuciosa onde se pensou em todos os detalhes e
se definiu o plano de eventos do cenário. Debriefing, etapa em que se elaborou um checklist
para cada cenário, para guiar o debriefing do cenário quando o mesmo for realizado. O estudo foi
desenvolvido entre novembro de 2019 e julho de 2020. Por se tratar de estudo teórico, que
não envolveu seres humanos, não houve necessidade de aprovação no Comitê de Ética em
Pesquisa. Resultados: Seguindo o referencial metodológico, na etapa de Overview definiu-se
inicialmente o tema (Recepção do Recém-Nascido), em seguida elencaram-se os objetivos de
aprendizagem, habilidades e competências que se pretendia alcançar com o cenário (Scenario)
e posteriormente, na etapa do Scenario Design Progression foi realizada a construção dos
cenários de simulação realística. Como a recepção do recém-nascido possui condutas
específicas da Golden Hour e condutas realizadas após esse período, considerou-se viável
uma divisão em dois cenários distintos, sendo eles denominados: “Cuidados imediatos de
enfermagem ao recém-nascido” e “Cuidados de enfermagem com o recém-nascido a termo
após a Golden Hour”. No primeiro cenário considerou-se os cuidados de enfermagem de
secagem, avaliação da vitalidade neonatal segundo o Escore de Apgar, clampeamento do
cordão umbilical, identificação, estímulo ao contato pele a pele com a mãe e auxílio ao início
do aleitamento materno. No segundo cenário considerou-se os procedimentos de verificação
de sinais vitais, exame físico completo, aferição das medidas antropométricas, aplicação do
Credê, vacina anti hepatite B, vitamina K, higiene do coto umbilical e vestir o neonato antes
de entregar à mãe. Para cada cenário foi elaborado um instrumento para auxiliar a avaliação
docente e a condução do debriefing. Os instrumentos consideraram aspectos particulares a
cada cenário. Como não foi possível a validação dos cenários em meio à pandemia do
coronavírus, recomenda-se que a quinta etapa do método seja realizada no futuro para
verificar se ajustes serão necessários para tornar os cenários mais realistas e mais eficazes
enquanto ferramenta de ensino em enfermagem. Conclusão: Ao final do estudo conclui-se
que o objetivo proposto foi alcançado. Espera-se que este estudo estimule o desenvolvimento
de novos estudos sobre essa temática, uma vez que os estudos nesta área são escassos e não se
encontrou nenhum estudo com validação de cenários específicos sobre a assistência imediata
ao recém-nascido de forma mais abrangente. Dado o protagonismo do enfermeiro na recepção
do neonato considera-se muito importante que os acadêmicos de enfermagem passem por
essas experiências durante a graduação antes de entrarem nas atividades práticas
supervisionadas. |
Abstract: | Clinical simulation is an active teaching-learning methodology, where students
experience clinical situations, which can happen in a real environment. In the maternal and
child context, the practice of simulation before caring for a real patient is essential, for being a
method of better preparing students to provide care to a population considered vulnerable.
The simulation still can be considered a teaching-learning method capable of reducing
maternal and perinatal mortality, by providing an excellent professional qualification, in order
to make care a safe and efficient practice. Objective: To elaborate two scenarios on the
reception of the newborn, for clinical simulation in graduate nursing education. Method: This
is a methodological study that followed the first four steps of the method for creating and
validating scenarios for simulation, proposed by Guilbert and Adamson (2016), based on
recommendations from the International Nursing Association for Clinical Simulation and
Learning. The steps followed were: Overview, reflection on issues that supported the
scenarios. Scenario, elaboration of the scenario through a solid theoretical basis. Scenario
Design Progression, a detailed stage where all the details were thought and the scenario's
event plan was defined. Debriefing, stage in which a checklist was prepared for each scenario,
to guide the debriefing of the scenario when it is performed. The study was developed
between November 2019 and July 2020. For being a theoretical study, which did not involve
human beings, was not need the approval by the Research Ethics Committee. Results:
Following the methodological referential, the theme was initially defined (Reception of the
Newborn), then listed the learning objectives, skills and competences wich was intended to
achieve with the scenario and later the construction of the realistic simulation scenarios. As
the newborn's reception has specific conducts of Golden Hour and conducts performed after
this period, a division into two distinct scenarios was considered viable, namely: “immediate
nursing care for the newborn until birth” and “nursing care forward newborns after the
Golden Hour”. In the first scenario, drying nursing, evaluation of neonatal vitality according
to Apgar score, clamping of the umbilical cord, identification, stimulus of skin-to-skin contact
with the mother and assistance in the initiation of breastfeeding were considered. In the
second scenario, were considered procedures for checking vital signs, complete physical
exam, measurement of anthropometric measurements, application of Credé method, antihepatitis B vaccine, vitamin K, hygiene of the umbilical stump and dressing the newborn
before give to mother. For each scenario, an instrument was developed to assist teacher
assessment and conducting debriefing. The instruments considered specifics aspects to each
scenario. As it was not possible to validate the scenarios in the midst of the coronavirus
pandemic, it is recommended that the fifth stage of the method be carried out in the future to
verify whether adjustments will be necessary to make the scenarios more realistic and more
effective as a nursing teaching tool. Conclusion: At the end of the study it is concluded that
the proposed objective was achieved. It is expected that this study will encourage others on
this topic to be developed, since studies in this area are scarce and no study has been found
with validation of specific scenarios on immediate assistance to the newborn in a more
comprehensive way. Given the role of the nurse in receiving the newborn, it is considered
very important that nursing students go through these experiences during graduation. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2020. |
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