Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29568
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GuilhermeFacundesBalduino_tcc.pdf1,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Potencial ornamental de clones de batata-doce no Distrito Federal
Autor(es): Balduino, Guilherme Facundes
Orientador(es): Vilela, Michelle Souza
Assunto: Batata-doce
Distrito Federal (DF) - agricultura
Paisagismo
Data de apresentação: Mai-2021
Data de publicação: 28-Dez-2021
Referência: BALDUINO, Guilherme Facundes. Potencial ornamental de clones de batata-doce no Distrito Federal. 2021. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A batata doce é a sétima cultura alimentar mais importante no mundo, sendo a China o maior produtor mundial. O Brasil ocupa o 16o lugar em produção, com produtividade em torno de 14 toneladas por hectare. Além do uso da batata doce para alimentação, hoje é possível encontrar esse produto em indústrias de cosméticos, medicinal, além do uso para compor projetos paisagísticos e ornamentais. Nesse sentido o presente trabalho teve o objetivo de avaliar o potencial ornamental de clones de batata-doce cultivados em campo no Distrito Federal. O experimento foi desenvolvido na Fazenda Água Limpa da Universidade de Brasília, composto por cinco clones de batata-doce, cultivados com delineamento de blocos casualizados com três repetições. Para as avaliações do potencial ornamental foi utilizado os descritores agronômicos conforme Huamán (1992), em que seis características foram avaliadas visualmente: formato de folha, cor de folha, cor do pecíolo, tipo do lóbulo de folha, tipo do limbo da flor e cor da pétala da flor. Como resultados, 80% dos clones apresentaram formato de folha lobulado, cor de folhas verde, cor de pecíolo verde, formato do limbo da flor arredondado e cor de pétalas das flores branca com roxo na base. De acordo com os descritores morfológicos dos clones estudados, todos apresentaram potencial ornamental possível de ser utilizado em projetos paisagísticos e ornamentais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.