Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29566
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_RomanoSantiagoDaSilveira_tcc.pdf1,84 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Importância e manejo de nematoides em lavouras de soja no Brasil e perspectivas futuras
Autor(es): Silveira, Romano Santiago da
Orientador(es): Fagioli, Marcelo
Assunto: Nematoda em plantas
Soja - cultivo
Pragas agrícolas - controle
Data de apresentação: Mai-2021
Data de publicação: 28-Dez-2021
Referência: SILVEIRA, Romano Santiago da. Importância e manejo de nematoides em lavouras de soja no Brasil e perspectivas futuras. 2021. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O Brasil é considerado o maior produtor e exportador mundial de soja. A infestação dos nematoides nas lavouras têm causado importantes prejuízos para a agricultura e economia brasileira. O presente trabalho tem como objetivo descrever os problemas, perdas e sintomas causados pelos nematoides agrícolas, possíveis técnicas de manejos em lavouras de soja no Brasil e apresentar perspectivas futuras das estratégias de controle para convívio com esta praga tão importante. Os parasitas mais relevantes no Brasil são o Pratylenchus brachyurus, o Heterodera glycines, o Meloidogyne spp. e o Rotylenchulus reniformis. Os principais sintomas causados nas plantações são a redução do porte da planta, amarelado nas folhas, perda prematura das folhas e na maioria dos casos, o aparecimento de reboleiras. Os manejos mais utilizados são o controle biológico, químico, rotação/sucessão de culturas, cultivares resistentes e a solarização. No manejo químico, os produtos mais difundidos foram o Brometo de metila e o Dazomet. O ideal é que o emprego desse tipo de controle seja restringido com o passar dos anos, à medida que outros eficientes e menos prejudiciais ao solo sejam disponibilizados. Atualmente, a Abamectina e o Tiocarbe são aplicados como produtos químicos para o tratamento de sementes. No que se refere ao controle biológico, os inimigos naturais que apresentam maior potencial são as bactérias e os fungos. Acredita-se que esse tipo de manejo continuará evoluindo, especialmente pela necessidade de produtos mais seguros ao meio ambiente. A resistência de cultivares ao ataque de nematoides é um campo ainda pouco explorado e que necessita receber mais atenção. A disseminação dos nematoides e a escassez de cultivares de soja resistente disponíveis são fatos que justificam a importância de investir em pesquisas na área. Na rotação de culturas, as mais indicadas para reduzir a população dos nematoides são as Crotalárias solteiras ou associadas ao milheto (ADR 300). Em áreas onde o nematoide já foi identificado, o produtor deve conviver e investir no manejo, uma vez que a chance de erradicação é praticamente inexistente. Para o controle eficiente dos nematoides na soja é necessária a correta identificação do patógeno e o manejo integrando diferentes técnicas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.