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Título: Simulação numérica do ruído tonal gerado por dois cilindros
Autor(es): Pazetto, Gabriel Figueiredo
Orientador(es): Miserda, Roberto Francisco Bobenrieth
Assunto: Aeroacústica
Ruído aeronáutico
Data de apresentação: 25-Ago-2011
Data de publicação: 17-Fev-2012
Referência: PAZETTO, Gabriel Figueiredo. Simulação numérica do ruído tonal gerado por dois cilindros. 2011. xiv, 121 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Neste trabalho foi simulado numericamente o ruído tonal gerado por dois cilindros, utilizando-se o VAT (Virtual Aeroacoustic Tunnel) desenvolvido pelo Laboratório de Aeroacústica Computacional do Grupo de Pesquisa VORTEX da Universidade de Brasília. O objetivo é validar este código utilizando a metodologia proposta no NASA Fourth Computational Aeroacoustics (CAA) Workshop on Benchmark Problems; Category 5, Sound Generation in Viscous Problems; Problem 1, Aeolian Tone Generation from two cylinders; comparando com resultados de outros autores citados noWorkshop e com os resultados experimentais. Utilizou-se as equações de Navier-Stokes e por meio do método da fronteira imersa foi possível obter os resultados. O trabalho foi dividido em cinco casos, sendo os três primeiros com alta viscosidade artificial, porém com resoluções diferentes. Os dois últimos casos possuem a mesma resolução, por em viscosidades artificiais diferentes. E pela análise das mudanças desses parâmetros observa-se que quanto mais o escoamento estiver livre de parâmetros não físicos, mais próximo da realidade os resultados estarão.
Abstract: This work consists on a validation of VAT (Virtual Aeroacoustic Tunnel) according to published at NASA Fourth Computational Aeroacoustics (CAA) Workshop on Benchmark Problems; Category 5, Sound Generation in Viscous Problems; Problem 1, Aeolian Tone Generation from two cylinders. The software used to acquire the simulations results is the Virtual Aeroacoustic Tunnel (VAT), an inhouse code developed by the Computational Aeroacoustics Laboratory of the University of Brasilia, which obtains the aeroacoustic field by the solution of the Navier-Stokes equations in its compressible formulation through finite volume's discretization. It was used the Navier-Stokes and through the immersed boundary method was possible to obtain the results. The work was divided into five cases, the first three with high artificial viscosity, however with different resolutions. The last two cases have the same resolution but deferent artificial viscosities. And by analyzing the changes of these parameters is observed that the more the flow is free of non-physical parameters, closer to reality the results will be.
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.08.TCC.2956
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