Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Bergamo, Edvaldo | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Ana Luíza Araújo | - |
dc.identifier.citation | AGUIAR, Ana Luíza Araújo. "No grande espelho do tempo, cada vida se retrata" : realismo poético e formação do Brasil em Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa analisa a obra Romanceiro da Inconfidência (1953), de Cecília
Meireles, a qual se apresenta como um marco da produção poética do Modernismo brasileiro.
O trabalho se debruça sobre a investigação entre a Poesia e História no livro em questão, a
fim de problematizar o passado especificamente representado concernente ao processo de
formação do Brasil. A partir do hibridismo dos gêneros lírico, épico e dramático, vemo-nos
diante de uma criação artística que representa uma produção literária empenhada em figurar
os rumos contraditórios da sociedade, pois retrata não apenas a tessitura social do país entre
os séculos XVI e XVIII, mas também desvela e interpreta o passado, de tal modo que é
possível descortinar reverberações do momento da escrita de Meireles na vida contemporânea
– o que nos faz analisar, por conseguinte, o realismo poético impresso na obra, com foco no
recorte temático voltado aos aspectos sociais suscitados (questões sobre a subjetividade das
mulheres, a presença do negro no Brasil e a figuração de Tiradentes como líder
revolucionário), bem como a presença de diversos “tempos” articulada à ideia de memória coletiva. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poesia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Realismo poético | pt_BR |
dc.subject.keyword | Meireles, Cecília, 1901 - 1964 | pt_BR |
dc.title | "No grande espelho do tempo, cada vida se retrata" : realismo poético e formação do Brasil em Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-27T16:43:03Z | - |
dc.date.available | 2021-12-27T16:43:03Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29555 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research analyzes the work Romanceiro da Inconfidência (1953) by Cecília
Meireles, which presents itself as a landmark in the poetic production of Brazilian
Modernism. The work focuses on the investigation between Poetry and History in the book in
question in order to discuss the specifically represented past concerning the formation process
of Brazil. From the hybridism of the lyrical, epic, and dramatic genres, we are faced with an
artistic creation that represents a literary production committed to representing the
contradictory paths of society, one the one hand, it portrays the social fabric of the country
between the 16th and 18th centuries, on the other hand it also unveils and interprets the past in
such a way that it is possible to unveil reverberations from the moment of Meireles' writing in
contemporary life. This allows us makes us analyze, therefore, the poetic realism printed in
the work, focusing on the thematic cut aimed at the social aspects raised (questions about
women's subjectivity, the presence of blacks in Brazil, and the figuration of Tiradentes as a
revolutionary leader), as well as the presence of different “times” articulated to the idea of
collective memory. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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