Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Canedo, Edna Dias | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Rister Abadio | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Rister Abadio. Gestão de serviços de TI baseado nas melhores práticas da ITIL: estudo de caso no CPD - UnB. 2017. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O avanço da Tecnologia da Infonnação trouxe consigo não somente novas tecnologias
capazes de influenciar, auxiliar e impactar as atividades organizacionais. Esse avanço
proporcionou novas formas, direcionamento e execução de tais atividades. Devido a essa
metamorfose tecnológica, a Tecnologia da Informação transformou-se em algo capaz de
agregar valores de m'veis operacionais e estratégicos nas instituições. Todavia agregar valor ao
negócio da organização não é nada fácil ou realizado de um dia para outro, é necessário que a
n faça parte do planejamento estratégico da organização, compreenda o negócio e demostre
para os gestores que o setor de Tecnologia da Informação é capaz de incorporar valores,
melhorar os processos e atender as expectativas de seus usuários e clientes. Portanto, devido
ao aporte que a TI agrega aos negócios de uma organização, é de extrema importância que
haja um gerenciamento padronizado e baseado em melhores práticas dos serviços prestados
por esta área. Diante dessa massificação houve-se a necessidade de se desenvolver algo que
abordasse as melhores práticas de gerenciamento e de utilização dos serviços de TI, então
suigiu em meados de 1980 a ITIL (Informaiion Technology Lihray). A ITIL foi desenvolvida
pela CCTA (Centra/ Computer anel Telecommunications Agency) atual OGC (Office of
Govemment Commerce) com o objetivo de melhorar processos de TI do governo britânico.
As melhores práticas preconizadas pela ITIL podem ser utilizadas por qualquer organização
independente do tipo de negócio realizado. Considerando a aplicabilidade proposta pela a
ITIL, este trabalho tem como objetivo analisar c propor melhorias na gerencia de serviços de
TI em Universidades Federais, no caso a CPD/UnB, pois é perceptível e de suma importância
à boa utilização dos recursos tecnológicos em instituições de ensino, tendo em vista que a
comunidade acadêmica e a população são os maiores beneficiados com as melhorias dos
processos e ura gerenciamento de serviços de TI (ITSM) alinhados nas melhores práticas
defendidas e proposta pela Informaiion Technology Lihrary. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviços de tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistemas de informação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Information Technology Infrastructure Library (ITIL) | pt_BR |
dc.title | Gestão de serviços de TI baseado nas melhores práticas da ITIL : estudo de caso no CPD - UnB | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-27T15:52:03Z | - |
dc.date.available | 2021-12-27T15:52:03Z | - |
dc.date.submitted | 2017-07-24 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29554 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The advancement of information technology brought with it not only new technologies able to
influence, and impacl the organizational activities. This advancement has provided new ways,
targeting and implementation of activities, and becausc of this technological metamorphosis,
information technology has turned into something able to aggregate values of operational and
strategic leveis in the institutions. However add value to business of the organization is not
easy or accomplished Frorn one day to another, it is necessary that you take part in lhe
strategic planning of the Organization, understand and test your business for managers to the
information technology sector is able to incorporate values, improve processes, streamline and
meei the expectations of its users and customers. Therefore, due to the contribution that it
adds to the business of an organization, it is extremely importam that there be a standardízed
management and based on best praciices of the services provided by this area. On this mass
there was the need to develop something that could address the best practices and
management of it services, then emerged in mid-1980 the ITIL (Information Technology
Library). ITIL was developed by CCTA (Central Computer and Telecommunications'
Agency) current OGC (Office of Govemment Commerce) with the aim of improving it
processes of the Brilish Govemment. Recommended by ITIL best practices can be used by
any organization regardless of the type of business conducted. Considering the applicability
proposed by ITIL, this study aims to analyze and propose improvements in it service
management in federal universities, in case lhe CPD/UnB, as is noticeable and of paramount
importance to good use of technological resources in educational institutions, the academic
communily and the population are the greatest benefíl from lhe improvements of processes
and services management (TTSM) best practices aligned defended and proposed by the
Information Technology Library. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2017.07.TCC.29554 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão de Tecnologia da Informação
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