Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29544
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_TaiguaraIndigenaDoBrasil_tcc.pdf6,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposição de um laboratório para monitoração e contabilização de tentativas de autenticação no active directorv
Outros títulos: Preposition of a laboratory for mo.mtoring and accounting for authentication trials in the active directory
Autor(es): Brasil, Taiguara Indígena do
Orientador(es): Souza Júnior, Alcyon Ferreira de
Assunto: Autenticação de usuários
Linguagem de programação (Computadores)
Data de apresentação: 31-Ago-2017
Data de publicação: 26-Dez-2021
Referência: BRASIL, Taiguara Indígena do. Proposição de um laboratório para monitoração e contabilização de tentativas de autenticação no active directorv. 2017. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Segurança da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Nas organizações privadas ou públicas, é cada vez maior a busca por controle dos recursos computacionais. Para alcançarmos parte desse controle, utilizaremos a ferramenta de monitoramento Zabbix; para monitorar as tentativas de autenticação em ambientes de domínio Microsoft, através do desenvolvimento de scripts em PowerShell que permitam coletar nos log de segurança do Controlador de Domínio, os registros de tentativas de autenticação realizadas com sucesso ou falha em um determinado período, sendo os scripts acionados pelo agente do Zabbix, implantado no host, seguindo as configurações dos itens relacionados com o host, na ferramenta de monitoramento. A partir de pesquisas bibliográficas e desenvolvimento de um ambiente virtual para a realização de simulações, foram feitas coletas de dados e armazenamento, para posterior análise das informações históricas, que serviram de insurao na construção de linhas de base sobre o funcionamento normal ou não do ambiente e na elaboração de relatórios técnicos, que visam auxiliar as equipes envolvidas na tomada de decisão, dentro das organizações.
Abstract: In private or public organizations, the search for control of compulational resources is increasing. In orderto achieve part ofihis control, we will use the Zabbix monitoring tool to monitor authentication atlempts in Microsoft domain environments by developing PowerShel! scripts that allow us to collect in the Domain Controller security log the authentication logs either successftiily cr failed over a period of time, wilh scripts being triggered by the Zabbix agent, deployed on the host, following host-related item settings in the monitoring tool. Based on bibHographical research and the development of a virtual environment for simulations, data and storage were coUected for laler analysis of historical informalion, which served as input in the construction of baselines on the normal or non- normal functioning oflhe environment and in the preparation oftechnical reporls, which aim to assist the ícaros involved in decision making within organizations.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.08.TCC.29544
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Segurança da Informação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.