Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29543
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_FernandoAlvesDeAlmeida_tcc.pdf5,7 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo das condições da utilização de nuvem híbrida na administração pública federal
Outros títulos: A study of the conditions of the use of hybrtd cloud in the federal public administration
Autor(es): Almeida, Fernando Alves de
Orientador(es): Andrade, César Augusto Borges
Assunto: Tecnologia da informação
Nuvem (Computação)
Data de apresentação: 11-Set-2017
Data de publicação: 26-Dez-2021
Referência: ALMEIDA, Fernando Alves de. Um estudo das condições da utilização de nuvem híbrida na administração pública federal. 2017. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Segurança da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Dimensionar os recursos de computação na Administração Pública Federal representa um grande desafio para os gestores, diante da crescente demanda de entrega de serviço que um órgão público precisa suportar com o uso da TI. A aquisição de recursos de TI não é uma tarefa fácil quando tem que se preocupar com a redução de gastos, principalmente na aquisição de hardware para aumentar os recursos de seus próprios dafa centers. Nesse sentido, esse trabalho apresenta um estudo das condições da utilização de nuvem híbrida na Administração Pública Federal. A computação em nuvem se tomou uma tendência para empresas e órgãos do governo por oferecer benefícios como redução de custos, elasticidade, melhor aproveitamento dos recursos e agilidade na implantação de novos serviços com foco no negócio e no uso inteligente da equipe de TI. O presente trabalho apresenta um estudo de caso da implantação do modelo de nuvem híbrida no Ministério da Integração Nacional, que aborda também as orientações e recomendações do Governo Federal para adoção deste modelo através de decretos e normas. Para validar a proposta de nuvem híbrida no modelo de infraestrutura de software como serviço (SaaÓ), foi utilizado o cenário de implementação dos produtos Office 365 Exchange Online e Exchange Online Protection em que a organização ganhou a flexibilidade e escalabilidade ao poder mover carga de trabalho para Nuvem, desonerando o uso de recursos computacionais da infraestrutura de TI local.
Abstract: Scaling lhe compuiing resources in the Federal Public Administration represenis a greal chaUenge for managers, faced wiih lhe growing demand for service delivery ihal a public agency needs to supporl with the use of IT. The acquisition of IT resources is nol an easy task when you have to worry about cost cutling, mainly in hardware acquisition to increase lhe resources of their own data centers. In this sense, this work presents a study of lhe conditions ofthe useofhybridcloud in the Federal Public Administration. Cloud computing has become a tendency for companíes and govemment agencies to offer beneíits such as cost savings, elasticity, better utilization of resources and agiiity in deploying new services focusing on business and intelligent use of IT staff. The present work presents a case study of the implementation of the hybrid cloud modei in the Ministry of National Inte^tion, which also addresses the guidelines and recommendations of the Federal Govemment for adoplion of this model through decrees and regulalions. To validate lhe hybrid cloud proposal, the products Office 365 Exchange Online and Exchange Online Protection deployment scenario in which lhe organization has gained the flexibility and scalabüity by being able to move workload to the use of the computing resources of lhe local IT inlrastructure.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.09.TCC.29543
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Segurança da Informação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.