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Título: Relação entre a consciência morfológica e a leitura e escrita de adolescentes com desenvolvimento típico de linguagem
Autor(es): Lopes, Michelle Christina Pimenta
Melo, Thainá Vieira de
Orientador(es): Reis, Vanessa de Oliveira Martins
Assunto: Linguagem e línguas
Consciência morfológica
Leitura e escrita
Consciência metalinguística
Língua portuguesa - morfologia
Adolescentes
Data de apresentação: 28-Nov-2019
Data de publicação: 23-Dez-2021
Referência: LOPES, Michelle Christina Pimenta; MELO, Thainá Vieira de. Relação entre a consciência morfológica e a leitura e escrita de adolescentes com desenvolvimento típico de linguagem. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: No Brasil existem poucos estudos que relacionam a habilidade de consciência morfológica com a escrita de adolescentes com desenvolvimento típico de linguagem. O objetivo deste estudo foi verificar se o desempenho em linguagem escrita está associado ao desempenho na produção de neologismos. Além disso, buscou-se verificar em que tipo de tarefa de produção de neologismos, adolescentes entre 11 e 16 anos têm melhor desempenho. Esse foi um estudo transversal, realizado na Universidade de Brasília do qual participaram 83 alunos do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental II, de ambos os sexos, de duas escolas públicas de Belo Horizonte. Os adolescentes foram submetidos à uma tarefa de produção de neologismos e às tarefas de avaliação de linguagem escrita do NEUPSILIN. Os resultados revelam que os participantes tiveram maior domínio na tarefa de sufixação do que em prefixação. Foi observada ainda correlação estatisticamente significante apenas entre o desempenho total na linguagem escrita e a produção de neologismos (total e prefixação). As subtarefas de linguagem escrita do NEUPSILIN não se associaram ao desempenho em produção de neologismos, o que pode estar relacionado aos itens de escrita disponíveis para avaliação. Sugere-se que novos estudos sejam realizados com um número maior de itens para avaliação de cada subtarefa de escrita.
Abstract: In Brazil, there are few studies that relate the ability of morphological awareness to the writing of adolescents with typical language development. The aim of this study was verify what kind of neologisms production task, adolescents between 11 and 16 years old have better performance. In addition, it verifies if written language acting is associated with the production of neologisms acting. This was a cross-sectional study done at the University of Brasilia that 83 students from 6th to 9th grade of elementary school, male and female, from two public schools in Belo Horizonte. The adolescents were submitted to a neologism production task and to the NEUPSILIN written language assessment tasks. Results show that participants had more mastery in the suffixing task than in prefixing. A statistically significant correlation was also observed only between the total written language performance and the production of neologisms (total and prefixing). NEUPSILIN's written language subtasks were not associated with the neologism production performance, which may be related to writing items available for evaluation. Further studies are suggested with a larger number of items to evaluate each writing subtask.
Resumén: En Brasil existen pocos estudios que relacionan la habilidad de conciencia morfológica con la escrita de los adolescentes con desarrollo característico de lenguaje. El objetivo de ese estudio fue verificar si el desarrollo en lenguaje escrita de los adolescentes está asociado al desempeño en conciencia morfológica, a partir de la producción de los neologismos. Además, se buscó verificar en que tipo de tarea de la producción de neologismos, los adolescentes entre 11 y 16 años tienen mejor desempeño. Ese fue un estudio transversal, realizado en la Universidad de Brasilia en el que participaron 83 estudiantes de sexto a noveno grado de la Enseñanza Fundamental, de ambos sexos, de dos escuelas públicas de Belo Horizonte. Los adolescentes fueron sometidos a una tarea de producción de neologismos y las tareas de evaluación del lenguaje escrito de NEUPSILIN. Los resultados muestran que los participantes han tenido más dominio en la tarea de sufijación que en la prefijación. Fue observado una correlación estadísticamente significativa entre el rendimiento total del lenguaje escrito y la producción de neologismos (total y prefijación). Las subtareas de lenguaje escrito de NEUPSILIN no se asociaron con el rendimiento de producción de neologismo, que puede estar relacionado con los elementos de escritura disponibles para evaluación. Se sugieren nuevos estudios con un mayor número de elementos para evaluar cada subtarea de escritura.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019.
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