Título: | Relação entre a consciência morfológica e a leitura e escrita de adolescentes com desenvolvimento típico de linguagem |
Autor(es): | Lopes, Michelle Christina Pimenta Melo, Thainá Vieira de |
Orientador(es): | Reis, Vanessa de Oliveira Martins |
Assunto: | Linguagem e línguas Consciência morfológica Leitura e escrita Consciência metalinguística Língua portuguesa - morfologia Adolescentes |
Data de apresentação: | 28-Nov-2019 |
Data de publicação: | 23-Dez-2021 |
Referência: | LOPES, Michelle Christina Pimenta; MELO, Thainá Vieira de. Relação entre a consciência morfológica e a leitura e escrita de adolescentes com desenvolvimento típico de linguagem. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | No Brasil existem poucos estudos que relacionam a habilidade de consciência
morfológica com a escrita de adolescentes com desenvolvimento típico de
linguagem. O objetivo deste estudo foi verificar se o desempenho em linguagem
escrita está associado ao desempenho na produção de neologismos. Além disso,
buscou-se verificar em que tipo de tarefa de produção de neologismos, adolescentes
entre 11 e 16 anos têm melhor desempenho. Esse foi um estudo transversal,
realizado na Universidade de Brasília do qual participaram 83 alunos do 6o ao 9o ano
do Ensino Fundamental II, de ambos os sexos, de duas escolas públicas de Belo
Horizonte. Os adolescentes foram submetidos à uma tarefa de produção de
neologismos e às tarefas de avaliação de linguagem escrita do NEUPSILIN. Os
resultados revelam que os participantes tiveram maior domínio na tarefa de
sufixação do que em prefixação. Foi observada ainda correlação estatisticamente
significante apenas entre o desempenho total na linguagem escrita e a produção de
neologismos (total e prefixação). As subtarefas de linguagem escrita do NEUPSILIN
não se associaram ao desempenho em produção de neologismos, o que pode estar
relacionado aos itens de escrita disponíveis para avaliação. Sugere-se que novos
estudos sejam realizados com um número maior de itens para avaliação de cada
subtarefa de escrita. |
Abstract: | In Brazil, there are few studies that relate the ability of morphological awareness to
the writing of adolescents with typical language development. The aim of this study
was verify what kind of neologisms production task, adolescents between 11 and 16
years old have better performance. In addition, it verifies if written language acting is
associated with the production of neologisms acting. This was a cross-sectional
study done at the University of Brasilia that 83 students from 6th to 9th grade of
elementary school, male and female, from two public schools in Belo Horizonte. The
adolescents were submitted to a neologism production task and to the NEUPSILIN
written language assessment tasks. Results show that participants had more
mastery in the suffixing task than in prefixing. A statistically significant correlation
was also observed only between the total written language performance and the production of neologisms (total and prefixing). NEUPSILIN's written language
subtasks were not associated with the neologism production performance, which
may be related to writing items available for evaluation. Further studies are
suggested with a larger number of items to evaluate each writing subtask. |
Resumén: | En Brasil existen pocos estudios que relacionan la habilidad de conciencia
morfológica con la escrita de los adolescentes con desarrollo característico de
lenguaje. El objetivo de ese estudio fue verificar si el desarrollo en lenguaje escrita
de los adolescentes está asociado al desempeño en conciencia morfológica, a partir
de la producción de los neologismos. Además, se buscó verificar en que tipo de
tarea de la producción de neologismos, los adolescentes entre 11 y 16 años tienen
mejor desempeño. Ese fue un estudio transversal, realizado en la Universidad de
Brasilia en el que participaron 83 estudiantes de sexto a noveno grado de la
Enseñanza Fundamental, de ambos sexos, de dos escuelas públicas de Belo
Horizonte. Los adolescentes fueron sometidos a una tarea de producción de
neologismos y las tareas de evaluación del lenguaje escrito de NEUPSILIN. Los
resultados muestran que los participantes han tenido más dominio en la tarea de
sufijación que en la prefijación. Fue observado una correlación estadísticamente
significativa entre el rendimiento total del lenguaje escrito y la producción de
neologismos (total y prefijación). Las subtareas de lenguaje escrito de NEUPSILIN
no se asociaron con el rendimiento de producción de neologismo, que puede estar
relacionado con los elementos de escritura disponibles para evaluación. Se sugieren
nuevos estudios con un mayor número de elementos para evaluar cada subtarea de
escritura. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019. |
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Aparece na Coleção: | Fonoaudiologia
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