Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vigata, Helena Santiago | - |
dc.contributor.author | Amorim, Leonardo Mendes Nunes de | - |
dc.identifier.citation | AMORIM, Leonardo Mendes Nunes de. Acessibilidade e ensino de inglês para surdos. 2021. 18., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é fazer uma análise de como as ferramentas e
metodologias desenvolvidas ao longo do tempo influenciam no ensino de inglês para
surdos dentro de sala de aula, e se hoje essas ferramentas abrangem todos os alunos
que fazem parte desta comunidade. Foi realizada uma pesquisa de campo em uma
escola de línguas com os agentes que participam deste processo de ensino e também
com uma aluna da graduação que tem e teve aulas de inglês ao longo de sua
formação sendo surda pós-lingual. Concluiu-se que existem algumas divergências
quanto a meios e recursos de acessibilidade utilizados pelos professores e também
aos meios disponibilizados pela instituição de ensino. Desta maneira, é necessário
que primeiro seja feita uma análise da situação de cada aluno para que seja elaborado
um processo de ensino inclusivo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua inglesa - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | pt_BR |
dc.title | Acessibilidade e ensino de inglês para surdos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-23T11:04:24Z | - |
dc.date.available | 2021-12-23T11:04:24Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29522 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to make an analysis of how the tools and methodologies
developed over time influenced the teaching of English for the deaf within the
classroom, and if today these tools cover all students who are part of this community.
A field research was carried out in a language school with the agents who participate
in this teaching process and also with an undergraduate student who has and had
English lessons throughout her training, being deaf post-lingual. It was concluded that
there are some differences as to the means and resources of accessibility used by
teachers and also the means available by the educational institution. In this way, it is
necessary that first an analysis of the situation of each student is made so that an
inclusive and profitable teaching process is elaborated. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas
|