Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29522
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LeonardoMendesNunesDeAmorim_tcc.pdf503,13 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVigata, Helena Santiago-
dc.contributor.authorAmorim, Leonardo Mendes Nunes de-
dc.identifier.citationAMORIM, Leonardo Mendes Nunes de. Acessibilidade e ensino de inglês para surdos. 2021. 18., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é fazer uma análise de como as ferramentas e metodologias desenvolvidas ao longo do tempo influenciam no ensino de inglês para surdos dentro de sala de aula, e se hoje essas ferramentas abrangem todos os alunos que fazem parte desta comunidade. Foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola de línguas com os agentes que participam deste processo de ensino e também com uma aluna da graduação que tem e teve aulas de inglês ao longo de sua formação sendo surda pós-lingual. Concluiu-se que existem algumas divergências quanto a meios e recursos de acessibilidade utilizados pelos professores e também aos meios disponibilizados pela instituição de ensino. Desta maneira, é necessário que primeiro seja feita uma análise da situação de cada aluno para que seja elaborado um processo de ensino inclusivo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLíngua inglesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.titleAcessibilidade e ensino de inglês para surdospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-23T11:04:24Z-
dc.date.available2021-12-23T11:04:24Z-
dc.date.submitted2021-11-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29522-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work aims to make an analysis of how the tools and methodologies developed over time influenced the teaching of English for the deaf within the classroom, and if today these tools cover all students who are part of this community. A field research was carried out in a language school with the agents who participate in this teaching process and also with an undergraduate student who has and had English lessons throughout her training, being deaf post-lingual. It was concluded that there are some differences as to the means and resources of accessibility used by teachers and also the means available by the educational institution. In this way, it is necessary that first an analysis of the situation of each student is made so that an inclusive and profitable teaching process is elaborated.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.