Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29507
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RaquelMartinsDaSilva_tcc.pdf2,75 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Seleção de locais para compostagem descentralizada de resíduos sólidos orgânicos gerados em escolas públicas do Distrito Federal
Autor(es): Silva, Raquel Martins da
Orientador(es): Contreras Pineda, Francisco Javier
Coorientador(es): Santos, Élen Dânia Silva dos
Assunto: Resíduos sólidos
Saneamento básico
Compostagem
Data de apresentação: Dez-2019
Data de publicação: 21-Dez-2021
Referência: SILVA, Raquel Martins da. Seleção de locais para compostagem descentralizada de resíduos sólidos orgânicos gerados em escolas públicas do Distrito Federal. 2019. 110 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O saneamento básico é definido como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais, dividido em quatro vertentes: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais. Apesar dos resíduos sólidos urbanos possuir mais de 90% de cobertura de coleta indiferenciada, a disposição final em 40,9% ainda é feita de maneira inadequada. Os resíduos sólidos orgânicos compõem em média mais de 50% dos resíduos sólidos urbanos no Brasil. Entretanto, nem 2% desse total é transformado em composto, ou seja, a maioria é enviada para a destinação final antes de passar por tratamento. A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece que na gestão e no gerenciamento de resíduos sólidos urbanos a seguinte ordem de prioridades deve ser seguida: não geração, redução, reutilização, tratamento e disposição final ambientalmente adequada. A compostagem é um método de tratamento da fração de orgânicos, que pode ser desenvolvido em diversas escalas. As grandes usinas não têm mostrado grande desempenho em termos de qualidade do composto, em contrapartida, algumas iniciativas de compostagem descentralizada estão demonstrando sucesso. Este trabalho propõe uma metodologia para alocar pátios de compostagem descentralizada. Com vistas a aplicar tal metodologia, foi realizado estudo de caso para os resíduos orgânicos das escolas públicas do Distrito Federal. Constatou-se uma geração diária de 1.318 kg de resíduos sólidos orgânicos nas escolas públicas da região administrativa de Taguatinga, área de estudo definida a partir de critérios. Para tal quantidade, é necessário que o pátio de compostagem descentralizada tenha uma área mínima de 1.199,5 m², que foi alocado respeitando os critérios determinados na metodologia deste estudo e com o auxílio da ferramenta de geoprocessamento (Network Analyst do ArcGIS).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.