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Título: Pioneirismo e memória : uma sociobiografia da socióloga negra Virgínia Leone Bicudo
Autor(es): Silva, Gabriela da Costa
Orientador(es): Bernardino-Costa, Joaze
Assunto: Bicudo, Virgínia Leone (1910-2003)
Racismo
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 20-Dez-2021
Referência: SILVA, Gabriela da Costa. Pioneirismo e memória: uma sociobiografia da socióloga negra Virgínia Leone Bicudo. 2021. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a trajetória pessoal e profissional da socióloga e psicanalista Virgínia Leone Bicudo (1905-2003), com intuito de enfatizar o pioneirismo acadêmico de seus trabalhos sobre a questão racial no Brasil e reconhecer sua trajetória singular diante do contexto histórico do racismo brasileiro. Por meio de uma sociobiografia pretendeu-se analisar a história de seus familiares e sua própria em meio ao início do século XX, marcado pelo surgimento da sociologia enquanto ciência no país e o aumento da profissionalização feminina. Com objetivo de observar sua vida pessoal e profissional atreladas, a pesquisa traçou um paralelo entre seus trabalhos “Atitudes raciais de pretos e mulatos em São Paulo” (1945) e “Atitudes dos alunos dos grupos escolares com relação com a cor dos seus colegas” (1955) para captar suas contribuições à sociologia e ao pensamento social brasileiro. Por fim, neste trabalho discutiu-se sobre o apagamento da socióloga na formação de discentes, a ausência de reconhecimento diante de seus trabalhos, além do embranquecimento de sua identidade e os dilemas de gênero e raça enfrentados pela pesquisadora ao longo de sua vida.
Abstract: This paper aims to investigate the personal and professional trajectory of sociologist and psychoanalyst Virgínia Leone Bicudo (1905-2003), in order to emphasize the academic pioneering of her work on the racial issue in Brazil and recognize her unique trajectory in the face of historical context of Brazilian racism. Through a sociobiography, it is intended to analyze the history of their families and their own in the middle of the beginning of the 20th century, marked by the emergence of sociology as a science in the country and the increase in female professionalization. Aiming to observe their personal and professional life linked, the research drew a parallel between their works “Racial attitudes of blacks and mulattos in São Paulo” (1945) and “Attitudes of students from school groups in relation to the color of their colleagues” (1955) to capture his contributions to Brazilian sociology and social thought. Thus, to discuss the sociologist's erasure in the formation of students, the lack of recognition of her work, in addition to the erasure of her identity and the gender and race dilemmas faced by the researcher throughout her life.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2021.
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