Título: | Pioneirismo e memória : uma sociobiografia da socióloga negra Virgínia Leone Bicudo |
Autor(es): | Silva, Gabriela da Costa |
Orientador(es): | Bernardino-Costa, Joaze |
Assunto: | Bicudo, Virgínia Leone (1910-2003) Racismo |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 20-Dez-2021 |
Referência: | SILVA, Gabriela da Costa. Pioneirismo e memória: uma sociobiografia da socióloga negra Virgínia Leone Bicudo. 2021. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar a trajetória pessoal e profissional da
socióloga e psicanalista Virgínia Leone Bicudo (1905-2003), com intuito de enfatizar o
pioneirismo acadêmico de seus trabalhos sobre a questão racial no Brasil e reconhecer sua
trajetória singular diante do contexto histórico do racismo brasileiro. Por meio de uma
sociobiografia pretendeu-se analisar a história de seus familiares e sua própria em meio ao
início do século XX, marcado pelo surgimento da sociologia enquanto ciência no país e o
aumento da profissionalização feminina. Com objetivo de observar sua vida pessoal e
profissional atreladas, a pesquisa traçou um paralelo entre seus trabalhos “Atitudes raciais de
pretos e mulatos em São Paulo” (1945) e “Atitudes dos alunos dos grupos escolares com
relação com a cor dos seus colegas” (1955) para captar suas contribuições à sociologia e ao
pensamento social brasileiro. Por fim, neste trabalho discutiu-se sobre o apagamento da
socióloga na formação de discentes, a ausência de reconhecimento diante de seus trabalhos,
além do embranquecimento de sua identidade e os dilemas de gênero e raça enfrentados pela
pesquisadora ao longo de sua vida. |
Abstract: | This paper aims to investigate the personal and professional trajectory of sociologist
and psychoanalyst Virgínia Leone Bicudo (1905-2003), in order to emphasize the academic
pioneering of her work on the racial issue in Brazil and recognize her unique trajectory in the
face of historical context of Brazilian racism. Through a sociobiography, it is intended to
analyze the history of their families and their own in the middle of the beginning of the 20th
century, marked by the emergence of sociology as a science in the country and the increase in
female professionalization. Aiming to observe their personal and professional life linked, the
research drew a parallel between their works “Racial attitudes of blacks and mulattos in São
Paulo” (1945) and “Attitudes of students from school groups in relation to the color of their
colleagues” (1955) to capture his contributions to Brazilian sociology and social thought.
Thus, to discuss the sociologist's erasure in the formation of students, the lack of recognition
of her work, in addition to the erasure of her identity and the gender and race dilemmas faced
by the researcher throughout her life. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Sociologia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.