Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Collares, Ana Cristina Murta | - |
dc.contributor.author | Araújo, Victor Hugo Luís Recaséns Ferreira Paiva | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Victor Hugo Luís Recaséns Ferreira Paiva. O que fazer após formar?: a expectativa dos jovens recém-graduados em ciências sociais com treinamento oferecido no curso para o mercado de trabalho. 2021. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | No panorama do mercado de trabalho atual a inserção dos jovens é um desafio. Esta pesquisa
tem como objetivo fazer uma descrição das perspectivas e expectativas em relação ao mercado
de trabalho dos(as) estudantes recém-graduados em ciências sociais pela Universidade de
Brasília. Procuramos conhecer principalmente a opinião dos egressos a respeito do treinamento
oferecido pelo curso para enfrentar esse mercado. A fim de robustecer nossos resultados, fizemos
também uma breve comparação entre as opiniões dos jovens sociólogos e as dos formandos do
curso de arquitetura. Utilizamos o apoio de dados secundários sobre a situação de emprego e
desemprego de jovens em geral, e dos sociólogos especificamente, na conjuntura atual do Brasil
e do Distrito Federal. Utilizamos para a investigação dados de entrevistas em profundidade e
dados do questionário do ENADE 2017. Verificamos que as expectativas dos egressos e
formandos estão subjetivamente ligadas ao caminho trilhado durante a graduação, com os
conhecimentos e experiências adquiridas, e que, em geral, os graduandos em ciências sociais
confiam muito mais nas experiências extra-curriculares do que nas curriculares enquanto
habilidades que podem ajudá-los a se encaixar no mercado. Assim, ressaltamos a importância de
que as universidades, e especialmente os cursos de ciências sociais, estejam mais presentes na
hora de orientar os(as) estudantes em relação ao mercado de trabalho, ou que possam rever seu
currículo a fim de remediar a questão. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências Sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jovens - trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.title | O que fazer após formar? : a expectativa dos jovens recém-graduados em ciências sociais com treinamento oferecido no curso para o mercado de trabalho | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-17T16:37:24Z | - |
dc.date.available | 2021-12-17T16:37:24Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29492 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The insertion of young people in the current job market is challenging. In this research, we aim
to describe the expectations of young sociology graduates from the University of Brasilia relative
to their prospects in the job market. Our main goal is to know if these young graduates think
there is a match between the abilities learned during their graduation and market demands. We
compare their opinions to those of recent graduates from the Architecture degree to make our
outcomes more robust. Our data comes from the questionnaire of the National Graduate Exam of
2017 (ENADE) and from in depth interviews made for the present study. The analysis of the data
indicates a connection between students’ expectations and the trajectory they followed during the
course, i.e., whether or not it included extra-curricular activities, experience as a trainee, and so
on. Social Sciences’ students rely on these experiences more than on the curricular ones as tools
to help them find a place in the market. We suggest that the university, and especially the social
sciences departments, should engage in active job market counseling and/or review its
curriculum. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Sociologia
|