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Título: Docentes engenheiras : onde a conta não fecha
Autor(es): Palmeira, Andressa Vieira
Orientador(es): Almeida, Tânia Mara Campos de
Assunto: Mulheres - representações
Docência
Professores universitários
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 17-Dez-2021
Referência: PALMEIRA, Andressa Vieira. Docentes engenheiras: onde a conta não fecha. 2021. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso traçou um perfil sociológico e investigou as vivências e trajetórias das professoras dos cursos de engenharia da Universidade de Brasília (UnB). As engenharias compõem um ambiente em que há predominância masculina e que dificulta a ascensão de mulheres que optam por essa carreira dentro da academia. Levando em conta as diversas categorias interconectadas às quais essas mulheres estão ligadas e como as diferenças atuam de forma a criar obstáculos e desafios, o objetivo central desta pesquisa foi entender quem são as mulheres que alcançam tal cargo, que identidades elas carregam, o que as levou a escolher esta carreira e suas vivências enquanto docentes da referida universidade. Além de discussão teórica de temas que abrangem mulheres em áreas de exatas e engenharias, intersecção de gênero, raça e classe, trajetórias educacionais, etc., os procedimentos metodológicos contaram com coleta de dados a partir de um questionário on-line enviado aos e-mails das docentes, obtidos através de portais oficiais da universidade e com entrevistas individuais e em profundidade, também realizadas de forma virtual, com algumas das respondentes do questionário selecionadas a partir de critérios que incluíram, entre outros, idade, raça, maternidade e tipo de ensino básico (público/privado). Foi possível constatar que as mulheres docentes de engenharia estão em desvantagem numérica em relação aos homens, o que vai ao encontro dos dados de outros pesquisadores dentro deste tema. O perfil predominante entre elas é o de mulheres brancas, provenientes de família favorecida economicamente, com pais que possuem alta escolaridade. Essas mulheres também tiveram modelos como grandes influentes em sua decisão de seguir na área das engenharias, representados na figura do pai ou de professoras das áreas de exatas no nível básico de ensino. Elas relataram situações discriminatórias da ordem de gênero ao longo de suas trajetórias, especialmente na graduação, embora algumas delas só tenham percebido isso anos depois. A misoginia que se queixam enquanto professoras envolve principalmente o desmerecimento de seu trabalho e a falta de atenção em suas falas e opiniões. Destaca-se a importância de grupos de mulheres nas engenharias como rede de apoio para elas, além da docência como instrumento de formação de novos/as engenheiros/as mais conscientes das desigualdades dentro das engenharias. Todas elas salientaram a importância de se ter mais mulheres nas engenharias para que esse se torne um ambiente mais igualitário e de convivência mais fácil.
Abstract: This undergraduate thesis has come up with a sociological profile and has studied the experiences and paths of the engineering female professors from Universidade de Brasília (University of Brasília). The engineering environment is mostly composed of men, which makes it harder for women to grow inside this academic career. Having in mind that women are connected to different categories and that the differences among them create challenges and barriers, the main goal of this research was to understand who are the women that reach this role, which identities they carry with them, what lead them to choose this career and their experiences as professors in this university. Beside the theoretical discussion that includes women in hard sciences and engineering, intersection between gender, race and class, education, etc., the method of this research included an online questionnaire, that was sent to the female professors e-mails, and a few private online interviews with some of them, who were selected based on age, race, motherhood and kind of education as the grew up (public/private). It was possible to observe that female engineering professors are at a numerical disadvantage in relation to male professors, and other researchers have also come up with similar data. The predominant profile among these women is of white women coming from a family with monetary resources and high schooling. These women have also had role models that inspired them to choose this career, often mentioned by them as their father or female mathematics teacher during elementary school or high school. They reported misogyny situations in their paths, especially in their undergraduate courses, although some of them only realized it years later. As professors, they complain about men not valuing their work and also not paying attention to their speeches and opinions. They give a lot of importance to women in engineering groups as a support network and also to teaching as a tool to educate young male and female engineers. All of the female professors that were interviewed pointed to the importance of having more women in engineering, so that this environment would become more equal and easier to coexist.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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