Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2948
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DaianeCaprinedosSantos.pdf635,26 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNogueira, Cleia Alves-
dc.contributor.authorSantos, Daiane Caprine dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Daiane Caprine dos. Reflexões sobre a influência do professor na construção da autonomia do educando com necessidades especiais. 2011. 54 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como proposta a reflexão acerca da postura pedagógica tomada pelos professores, para que alunos com necessidades educacionais especiais desenvolvam a sua autonomia. Para tanto, foram observadas duas turmas compostas por alunos de 4 e 5 anos de idade de um Centro de Educação Infantil de uma escola do Distrito Federal. Além disso, professores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal que atendem em suas turmas alunos com necessidades educacionais especiais responderam a um questionário. A análise dos dados revela que não há consonância entre o discurso dos professores e sua prática, o que pode nos apontar um entrave não só para o processo de inclusão, mas para o processo de desenvolvimento de cada criança que vivencia o contexto escolar. Há portanto de se rever posturas, conceitos, paradigmas e ações que sejam capazes de apontar um caminho mais producente.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação - autonomiaen
dc.subject.keywordCrianças deficientes - educaçãoen
dc.subject.keywordInclusão escolaren
dc.titleReflexões sobre a influência do professor na construção da autonomia do educando com necessidades especiaisen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-02-16T09:54:52Z-
dc.date.available2012-02-16T09:54:52Z-
dc.date.issued2012-02-16T09:54:52Z-
dc.date.submitted2011-04-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2948-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2948pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons