Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29483
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_FernandoSergioOliveiraGomes_tcc.pdf819,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Reflexões sobre o tempo sentado no Curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade de Brasília
Autor(es): Gomes, Fernando Sérgio Oliveira
Orientador(es): Nogueira, Júlia Aparecida Devidé
Assunto: Sedentarismo
Estudantes universitários - Educação Física
Estudantes - vivência escolar
Estudantes universitários - atitudes
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 14-Mai-2021
Data de publicação: 17-Dez-2021
Referência: GOMES, Fernando Sérgio Oliveira. Reflexões sobre o tempo sentado no Curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade de Brasília. 2021. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O ato de realizar as tarefas na posição sentada é um dos comportamentos sedentários mais comuns dentro de sociedades industrializadas. O objetivo geral deste trabalho foi analisar e refletir sobre o tempo sentado estimado durante a graduação no curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade de Brasília. Os objetivos específicos foram estimar o número de horas despendidas em tempo sentado no decorrer das disciplinas teóricas obrigatórias no currículo do curso de Bacharelado em Educação Física e propor uma reflexão acerca do uso diário de cadeiras entre estudantes desse curso. A metodologia consistiu em analisar a quantidade de horas necessárias para o aproveitamento das disciplinas teóricas obrigatórias baseadas no Plano Político-Pedagógico do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade de Brasília. Como resultado, constatou-se que um aluno do curso é induzido a ficar quase 5 horas por dia sentado devido aos afazeres da faculdade. Portanto deve-se refletir sobre que hábitos estão sendo estimulados e consolidados nas universidades durante a formação dos profissionais de saúde, em particular de Educação Física, visto que estes são futuros profissionais atuantes na saúde do outro, com poder de impacto na vida de cada um ao redor. Deve-se, então, pensar sobre o que fazer com o tempo sentado exigido de um aluno ao longo da graduação, isto é, pensar em como propiciar momentos de aprendizado que não requeiram necessariamente ficar em posição sentada.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.