Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29478
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_DeboraLira_JuliaBeatriz_guia.pdf21,61 MBAdobe PDFver/abrir
2021_DeboraLira_JuliaBeatriz_tcc.pdf22,26 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Português para exercício da cidadania indígena
Autor(es): Silva, Débora Cristina Lira da
Silva, Julia Beatriz Carvalho
Orientador(es): Ferraz, Janaína de Aquino
Assunto: Cidadania indígena
Língua portuguesa
Indígenas
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 17-Dez-2021
Referência: SILVA, Débora Cristina Lira da; SILVA, Julia Beatriz Carvalho. Português para exercício da cidadania indígena. 2021. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta unidade didática é destinada ao ensino de português do Brasil como Segunda Língua para Indígenas de nível A2/B1 residentes nas aldeias localizadas no bairro Setor Noroeste da cidade de Brasília - DF. Os conteúdos foram pensados com propósito de promover o exercício da cidadania para um público que ainda encontra barreiras para se comunicar plenamente em diversas práticas discursivas. A organização de todo o material está distribuída em dois capítulos: capítulo 1 Brasília e o Setor Noroeste e capítulo 2 Exercendo a Cidadania. Os textos temáticos, e os direitos constitucionais são acompanhados de atividades de compreensão oral e escrita que procuram desenvolver o conhecimento. Achamos importante ressaltar que o ensino de português aqui proposto não visa a excluir a língua materna da comunidade indígena, pelo contrário, acreditamos na perspectiva de adicionar mais uma forma de comunicação além da já existente. O material é de uso preferencialmente impresso, entretanto pode ser usado de maneira virtual. As aulas com base no material didático podem ser ministradas tanto dentro como fora da aldeia por um professor de português. A sugestão é que o material seja utilizado em cursos de extensão de português para Indígenas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português do Brasil como Segunda Língua



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.