Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29476
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AlbanAminouZossou_tcc.pdf306,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Palavrão e expressão de sentimentos : qual a ligação?
Autor(es): Zossou, Alban Aminou
Orientador(es): Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza
Assunto: Palavrões
Sociolinguística
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 17-Dez-2021
Referência: ZOSSOU, Alban Aminou. Palavrão e expressão de sentimentos: qual a ligação? 2021. 13 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A questão da presença de palavrões no discurso é um fato de interação, apesar de as pessoas desprezarem ou não assumirem sua presença. Todavia, sabemos que as pessoas recorrem aos palavrões nas suas interações cotidianas para dizerem algo ou para exprimir algum sentimento. Nesse sentido, para entender melhor o porquê da presença de palavrões na situação interacional, coletamos dados a partir de um questionário de percepção aplicado com 15 participantes de perfis diferentes. A análise desses dados foi feita com base na sociolinguística interacional com foco nos postulados de contexto de enunciação (HANKS, 2008). A relevância deste trabalho se justifica pela importância social e pelo interesse acadêmico em relação ao uso de palavrões na sociedade e, ainda, pelo desprezo dessa mesma sociedade que rechaça esse uso por mais que ele seja importante na sua expressividade e sua precisão informativa no ato interacional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português do Brasil como Segunda Língua



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.