Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29472
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ClaitonCustodioDaSilva_tcc.pdf8,87 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma ontologia de perfil holístico para estudantes de graduação
Autor(es): Silva, Claiton Custódio da
Orientador(es): Nóbrega, Germana Menezes da
Assunto: Ecossistema educacional
Software - desenvolvimento
Ontologia
Data de apresentação: 28-Out-2021
Data de publicação: 17-Dez-2021
Referência: SILVA, Claiton Custódio da. Uma ontologia de perfil holístico para estudantes de graduação. 2021. 120 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho, após relatar a pesquisa por características modeladas de estudantes em diversos trabalhos científicos, propõe um modelo de estudante holístico, no formato de uma ontologia (OWL), voltado para o estudante de graduação do Departamento de Ciên cia da Computação da UnB. A construção do modelo base é relatada passo a passo. O modelo proposto pode ser utilizado por aplicações e serviços que participem do ecossis tema digital educacional da universidade. A utilização de um modelo comum possibilita o compartilhamento de dados e a integração das aplicações. Trabalhos futuros podem detalhar diversos aspectos do modelo proposto, construindo aplicações e serviços que po dem se beneficiar dos dados compartilhados na ontologia. Também podem ser construídos serviços para integrar aplicações e informações existentes ao modelo e, consequentemente, ao ecossistema digital.
Abstract: This work presents a ontology based holistic student model. After a literature review in Student Modeling, this work proposes a model in OWL format, aimed at the undegraduate student of the Computer Science Department at Universidade de Brasília (CiC-UnB). The construction of the base model is reported step-by-step. The proposed model can be used by applications and services in the university’s digital educational ecosystem. The use of a common model enables data sharing and application integration. Future works can detail aspects of the proposed model, building apps and services that can benefit from data shared using the ontology.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.