Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29458
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MilenaCristoMartins_tcc.pdf365,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Enfrentamentos de mães nutrizes ao vivenciarem a prematuridade na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
Autor(es): Martins, Milena Cristo
Orientador(es): Boeckmann, Lara Mabelle Milfont
Assunto: Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN)
Prematuros
Enfermagem pediátrica
Enfermagem
Mãe e filhos
Recém-nascidos - cuidado e tratamento
Data de apresentação: 2-Dez-2020
Data de publicação: 16-Dez-2021
Referência: MARTINS, Milena Cristo. Enfrentamentos de mães nutrizes ao vivenciarem a prematuridade na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Objetivo: Compreender os enfrentamentos de mães nutrizes ao vivenciarem a internação de seus prematuros em unidade de terapia intensiva em um hospital público do Distrito Federal, Brasil. Método: Investigação qualitativa e análise documental envolvendo 11 mães nutrizes e prontuários de seus respectivos neonatos. Os dados foram coletados entre setembro de 2019 e abril de 2020. Empregou-se a análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Emergiram três categorias que envolveram a rotina hospitalar; o impacto psicossocial e familiar e o enfrentamento das mães nutrizes. Evidenciaram-se medo de complicações e da morte do bebê, insegurança, angústia, e mudanças na rotina social e familiar. Os mecanismos de enfrentamento das genitoras envolveram atendimentos psicológicos, visitas ao bebê, apoio familiar, e interação com a equipe multidisciplinar. Conclusão: Os achados contribuem para a assistência materna e neonatal ao disponibilizarem aos profissionais e gestores públicos a compreensão de aspectos da subjetividade humana que podem influenciar no cuidado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.