Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Teixeira, Graziela Dias | - |
dc.contributor.author | Silva, Thawany Gomes da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Thawany Gomes da. Projeto Politeia: a simulação como instrumento metodológico de ensino sobre o processo legislativo brasileiro. 2021. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata do Projeto Politeia que promove a simulação do processo legislativo
brasileiro a estudantes do ensino superior. Esse projeto é conduzido pelo Instituto de Ciência
Política da Universidade de Brasília e faz parte de um acordo de cooperação técnica entre a
Universidade e a Câmara dos Deputados, a qual oferece apoio e o espaço físico dessa Casa
Legislativa para a realização da simulação. O objetivo deste trabalho é analisar o Projeto
Politeia como um instrumento metodológico de ensino sobre o processo legislativo brasileiro.
Para isso são abordados os principais conceitos sobre metodologias de ensino ativas, os
benefícios da simulação como metodologia de ensino, e o conceito de democracia participativa,
enfatizando a ideia do despertar do espírito cívico e da participação. Também foi realizado um
mapeamento de simulações sobre a política brasileira, bem como entrevistas com ex-membros
do Projeto Politeia e com servidores da Câmara dos Deputados. Através das entrevistas buscou-
se a compreensão sobre o aspecto metodológico da simulação, o despertar do espírito cívico e
a capacitação política advinda da participação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo legislativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Câmara dos Deputados - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Democracia participativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil - política e governo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação cívica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Projeto Politeia : a simulação como instrumento metodológico de ensino sobre o processo legislativo brasileiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-15T18:04:51Z | - |
dc.date.available | 2021-12-15T18:04:51Z | - |
dc.date.submitted | 2021-08 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29455 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article studies the simulation of the Brazilian legislative process as an active teaching
methodology. The article explains the main concepts of active teaching methodologies, the
benefits of simulation as a teaching methodology, and revisiting the theorists on participatory
democracy. This article map Brazilian politics simulations and interview students who
participated in Projeto Politeia, a simulation organized by the Political Science Institute of the
University of Brasília. Moreover, public employees who organize this simulation on Brazilian
Parliament. Finally, the interviews try to understand the methodological aspect of the
simulation, civic education development, and political participation as a means of civic and
personal development. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciência Política - Graduação
|