Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29455
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ThawanyGomesDaSilva_tcc.pdf332,62 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorTeixeira, Graziela Dias-
dc.contributor.authorSilva, Thawany Gomes da-
dc.identifier.citationSILVA, Thawany Gomes da. Projeto Politeia: a simulação como instrumento metodológico de ensino sobre o processo legislativo brasileiro. 2021. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata do Projeto Politeia que promove a simulação do processo legislativo brasileiro a estudantes do ensino superior. Esse projeto é conduzido pelo Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília e faz parte de um acordo de cooperação técnica entre a Universidade e a Câmara dos Deputados, a qual oferece apoio e o espaço físico dessa Casa Legislativa para a realização da simulação. O objetivo deste trabalho é analisar o Projeto Politeia como um instrumento metodológico de ensino sobre o processo legislativo brasileiro. Para isso são abordados os principais conceitos sobre metodologias de ensino ativas, os benefícios da simulação como metodologia de ensino, e o conceito de democracia participativa, enfatizando a ideia do despertar do espírito cívico e da participação. Também foi realizado um mapeamento de simulações sobre a política brasileira, bem como entrevistas com ex-membros do Projeto Politeia e com servidores da Câmara dos Deputados. Através das entrevistas buscou- se a compreensão sobre o aspecto metodológico da simulação, o despertar do espírito cívico e a capacitação política advinda da participação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProcesso legislativopt_BR
dc.subject.keywordCâmara dos Deputados - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordDemocracia participativapt_BR
dc.subject.keywordBrasil - política e governopt_BR
dc.subject.keywordEducação cívicapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.titleProjeto Politeia : a simulação como instrumento metodológico de ensino sobre o processo legislativo brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-15T18:04:51Z-
dc.date.available2021-12-15T18:04:51Z-
dc.date.submitted2021-08-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29455-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article studies the simulation of the Brazilian legislative process as an active teaching methodology. The article explains the main concepts of active teaching methodologies, the benefits of simulation as a teaching methodology, and revisiting the theorists on participatory democracy. This article map Brazilian politics simulations and interview students who participated in Projeto Politeia, a simulation organized by the Political Science Institute of the University of Brasília. Moreover, public employees who organize this simulation on Brazilian Parliament. Finally, the interviews try to understand the methodological aspect of the simulation, civic education development, and political participation as a means of civic and personal development.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.