Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29454
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_TainaMariaGuimaraesCarvalho_tcc.pdf685,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da aplicação dos princípios de governança de Bens comuns de Ostrom no Comitê da bacia hidrográfica dos Afluentes do Rio Paranaíba no DF
Autor(es): Carvalho, Tainá Maria Guimarães Kersul de Castro
Orientador(es): Araújo, Suely Mara Vaz Guimarães de
Assunto: Bacias hidrográficas
Governança
Recursos hídricos
Parnaíba, Rio (MA e PI)
Data de apresentação: 10-Ago-2021
Data de publicação: 15-Dez-2021
Referência: CARVALHO, Tainá Maria Guimarães Kersul de Castro. Análise da aplicação dos princípios de governança de Bens comuns de Ostrom no Comitê da bacia hidrográfica dos Afluentes do Rio Paranaíba no DF. 2021. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho é uma pesquisa qualitativa sobre o comitê de Bacia hidrográfica Paranaíba DF que busca analisar a presença dos princípios de boa governança propostos por Elinor Ostrom para bens comuns no Comitê. Esses princípios podem indicar a robustez de um arranjo institucional para manter uma gestão sustentável de um recurso comum. Para o estudo do caso foram utilizadas a pesquisa documental, bibliográfica, e de campo. Na pesquisa de campo foram feitas entrevistas semi estruturadas com os 3(três) categorias de representantes do comitê, poder público, sociedade civil e usuários. O método de análise usado nas entrevistas foi a análise de conteúdo de Bardin. Nos resultados foi possível perceber que o comitê não apresentava todos os princípios na percepção dos seus membros. Foi concluído que o comitê do Paranaíba do DF, apesar de ainda não apresentar todos os princípios de boa governança, é uma importante instância para a participação de usuários na gestão dos recursos hídricos no DF. Outra conclusão apresentada é de que o estudo isolado do comitê e não permite análises muito conclusivas sobre a gestão de recursos hídricos no DF.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.