Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29451
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_KecilinAssis_tcc.pdf494,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O conhecimento dos enfermeiros acerca do cuidado ao paciente com estomia intestinal e/ou urinária : revisão integrativa
Autor(es): Assis, Kécilin
Orientador(es): Silva, Ana Lúcia da
Coorientador(es): Lima, Marcelo Nunes de
Assunto: Estomia intestinal
Pacientes
Cuidados com os doentes
Cuidados pré-operatórios
Enfermeiros - prática profissional
Estomia
Data de apresentação: 3-Dez-2020
Data de publicação: 15-Dez-2021
Referência: ASSIS, Kécilin. O conhecimento dos enfermeiros acerca do cuidado ao paciente com estomia intestinal e/ou urinária: revisão integrativa. 2020. 27 f. , il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Cuidados de enfermagem adequados aos pacientes com estomias ajudam a prevenir complicações que podem estar relacionadas a vários fatores, inclusive com a falta de demarcação pré-operatória ou a técnica cirúrgica. O enfermeiro deve atuar prevenindo e detectando complicações no estoma e pele periestoma. Deste modo, surge uma importante lacuna de pesquisa: qual o conhecimento dos enfermeiros acerca do cuidado ao paciente com estomia de eliminação? Objetivo: Investigar na literatura nacional e internacional o nível de conhecimento dos enfermeiros acerca do cuidado ao paciente com estomia de eliminação. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa de literatura, foi realizada busca das publicações nos periódicos indexados na LILACS, Portal de Periódicos da CAPES, SciELO, BVS e MEDLINE via PUBMED. De acordo com os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas nove publicações. Resultados e Discussão: Após análise das publicações foram identificados dois eixos temáticos, que apresentaram descritos nos artigos, são eles: (1) Nível de conhecimento da equipe de enfermagem acerca do cuidado ao paciente com estomia de eliminação; e (2) Capacitações e Conhecimento dos Enfermeiros. Conclusão: Em geral o conhecimento dos enfermeiros mostrou-se ineficaz. Frente ao exposto faz-se necessário investir em educação continuada e permanente, pois a enfermagem desempenha um importante papel na assistência, nas orientações e na educação preventiva do paciente em geral por causa do conhecimento científico desenvolvido na formação durante a graduação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.