Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29447
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_GiovannaDinizDeAlmeida_tcc.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Acompanhamento de pacientes com câncer após radioterapia por enfermeiro-líder : revisão integrativa
Autor(es): Almeida, Giovanna Diniz de
Orientador(es): Ferreira, Elaine Barros
Assunto: Enfermagem - prática
Radioterapia
Neoplasias
Enfermagem - assistência
Enfermeiros - prática profissional
Assistência hospitalar
Data de apresentação: 3-Dez-2020
Data de publicação: 15-Dez-2021
Referência: ALMEIDA, Giovanna Diniz de. Acompanhamento de pacientes com câncer após radioterapia por enfermeiro-líder: revisão integrativa. 2020. 44 f. , il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Estratégias de acompanhamento lideradas por enfermeiros têm sido implementadas em oncologia como forma de apoiar a recuperação e a reabilitação dos pacientes. Pacientes com câncer submetidos à radioterapia requerem acompanhamento póstratamento para manejo de possíveis condições físicas ou psicossociais. Objetivo: Identificar quais são as estratégias lideradas por enfermeiros adotadas para acompanhamento do paciente com câncer após radioterapia. Método: Trata-se de revisão integrativa da literatura. A busca foi realizada nas seguintes bases de dados: CINAHL, Cochrane Library, LILACS, PubMed, Scopus e Web of Science. A qualidade metodológica foi avaliada segundo as recomendações do Instituto Joanna Briggs®. Resultados: Após seleção criteriosa e independente por dois revisores, 7 estudos atenderam aos critérios de elegibilidade. As estratégias adotadas incluíram desenvolvimento de algoritmo para padronização de consultas e manejo de sintomas, contato telefônico, aconselhamento presencial realizado por enfermeiros capacitados, com uma intervenção de reabilitação sexual combinada com um livreto de informações específico para o paciente e clínica virtual de acompanhamento para controle do PSA. Seis dos estudos apresentaram baixo risco de viés e um, risco de viés moderado. Conclusão: Os resultados apresentados foram encorajadores quanto ao acompanhamento realizado pelo enfermeiro-líder, uma vez que os resultados dos estudos individuais demonstraram que as práticas de acompanhamento podem ser seguras e efetivas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.