Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29440
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LudmillaDeAlmeidaSantiago_tcc.pdf410,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Prevalência e perfil sociodemográfico e clínico dos acidentes de trânsito de criança e adolescente : uma revisão sistemática
Autor(es): Santiago, Ludmilla de Almeida
Orientador(es): Bolina, Alisson Fernandes
Assunto: Acidentes de trânsito
Crianças e adolescentes
Perfil socioeconômico
Epidemiologia
Mortalidade
Data de apresentação: 4-Dez-2019
Data de publicação: 15-Dez-2021
Referência: SANTIAGO, Ludmilla de Almeida. Prevalência e perfil sociodemográfico e clínico dos acidentes de trânsito de criança e adolescente: uma revisão sistemática. 2019. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Evidenciando a mudança do perfil de morbimortalidade infantil, que anteriormente era baseado em doenças transmissíveis e infeciosas, os acidentes de trânsito com crianças e adolescentes, assim como outras causas externas, são um problema de saúde pública que acomete a população em níveis nacionais e mundiais. Frente a esse panorama, este estudo tem como objetivo analisar as evidências disponíveis acerca da prevalência e do perfil sociodemográfico e clínico dos acidentes de trânsito envolvendo crianças e/ou adolescentes. Trata-se de uma revisão sistemática, onde foram analisados estudos disponíveis nas bases de dados National Library of Medicine NationalInstitutesof Health (PubMed), Cumulative Index toNursingandAllied Health Literatura (CINAHL) e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), entre os anos de 2014 e 2019. A amostra final foi composta por 16 estudos. As evidências expressaram, além de outras variáveis, a sobressalência do sexo masculino como vítima nos acidentes de trânsito que acometem crianças e adolescentes, assim como, as lesões de cabeça foram a principal causa de morte dessas vítimas. O presente estudo reconhece a importância de políticas públicas voltadas a temática exposta e a necessidade de melhorar a atuação da enfermagem na produção cientifica, bem como sua apropriação da área, já que, assistencialmente, está envolta em todas as vertentes do cuidado à criança e ao adolescente, vítimas de acidente de trânsito.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.