Título: | Diagnóstico e tomada de decisão clínica no tratamento de defeitos de desenvolvimento do esmalte por estudantes de odontologia |
Outros títulos: | Diagnosis and clinical decision-making in the treatment of enamel development defects by dental students |
Autor(es): | Presmic, Jéssica Oliveira |
Orientador(es): | Rocha, Cristiane Tomaz |
Coorientador(es): | Nakagawa, Eliana Mitsue Takeshita |
Assunto: | Esmalte dentário Estudantes universitários - Odontologia Tratamento dentário |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 15-Dez-2021 |
Referência: | PRESMIC, Jéssica Oliveira. Diagnóstico e tomada de decisão clínica no tratamento de defeitos de desenvolvimento do esmalte por estudantes de odontologia. 2021. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Introdução: O diagnóstico precoce e correto de defeitos de
desenvolvimento do esmalte (DDE) é importante para a tomada
de decisão clínica adequada.
Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento dos
estudantes de Odontologia da Universidade de Brasília (UnB)
com relação ao diagnóstico e tomada de decisão clínica no
tratamento de DDE e se o tempo de graduação pode interferir no
desempenho.
Métodos: Um questionário eletrônico com 20 casos de DDE foi
aplicado a estudantes do 7° ao 10° período. Uma análise
descritiva e o teste Qui quadrado com nível de significância de
5%, para avaliar o desempenho com relação ao período do
curso, foram aplicados.
Resultados: 74 estudantes participaram da pesquisa, com
73,64% acertos nas questões sobre diagnóstico e 69,86% nas de
conduta clínica, porém houve uma diferença estatisticamente
significativa entre os semestres (p<0,05), no qual o 10° obteve
melhor desempenho. Com relação ao diagnóstico, os maiores
índices de acertos foram nos casos de Fluorose Dentária (FD)
(86,48%) e Hipomineralização Molar-Incisivo (HMI) (85,13%) em
incisivos e quando estes DDE estavam associados (87,83%). As
tomadas de decisões clínicas com melhor desempenho foram de
FD em incisivos (93,24%) e de HMI grave sem cárie (94,59%).
Conclusão: Concluiu-se que estudantes de Odontologia da UnB
possuem certa facilidade em diagnosticar casos de FD e de HMI
em incisivos e tratar FD em incisivos e HMI grave não associada
à cárie. Observou-se ainda bom desempenho tanto em
diagnóstico quanto em tomada de decisão clínica em casos de
DDE e que um maior tempo de graduação pode interferir neste
desempenho. |
Abstract: | Introduction: The early and correct diagnosis of developmental
enamel defects (DDE) are important for making an adequate
clinical decision.
Objective: The objective of this study was to evaluate the
knowledge of Dental students at the University of Brasília (UnB)
regarding the diagnosis and clinical decision-making in the
treatment of DDE and whether the level of graduation can
interfere with performance.
Methods: An online questionnaire with 20 cases of DDE was
applied to students from the 7th to the 10th period. A descriptive
analysis and the Chi-square test with a significance level of 5%,
to assess performance in relation to the course period, were
applied.
Results: The questionnaire had 74 answers, with 73.64% correct
answers in the questions about diagnosis and 69.86% in the
questions of clinical conduct, however there was a statistically
significant difference between the semesters (p <0.05), with the
10th with better performance. In diagnosis, the highest rates of
correct answers were in cases of dental fluorosis (DF) (86.48%)
and molar incisor hypomineralization (MIH) (85.13%) in incisors
and when these DDE were associated (87.83%). The
best-performing clinical decision-making was for DF in incisors
(93.24%) and severe MIH without caries (94.59%).
Conclusion: It was concluded that dentistry students have a
certain facility in diagnosing cases of DF and MIH in incisors and
treating DF in incisors and severe MIH not associated with caries.
It was also observed a good performance both in diagnosis and in
clinical decision making in cases of DDE and that a longer time
graduation can interfere in this performance. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Odontologia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.