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Título: Diagnóstico e tomada de decisão clínica no tratamento de defeitos de desenvolvimento do esmalte por estudantes de odontologia
Outros títulos: Diagnosis and clinical decision-making in the treatment of enamel development defects by dental students
Autor(es): Presmic, Jéssica Oliveira
Orientador(es): Rocha, Cristiane Tomaz
Coorientador(es): Nakagawa, Eliana Mitsue Takeshita
Assunto: Esmalte dentário
Estudantes universitários - Odontologia
Tratamento dentário
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 15-Dez-2021
Referência: PRESMIC, Jéssica Oliveira. Diagnóstico e tomada de decisão clínica no tratamento de defeitos de desenvolvimento do esmalte por estudantes de odontologia. 2021. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Introdução: O diagnóstico precoce e correto de defeitos de desenvolvimento do esmalte (DDE) é importante para a tomada de decisão clínica adequada. Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento dos estudantes de Odontologia da Universidade de Brasília (UnB) com relação ao diagnóstico e tomada de decisão clínica no tratamento de DDE e se o tempo de graduação pode interferir no desempenho. Métodos: Um questionário eletrônico com 20 casos de DDE foi aplicado a estudantes do 7° ao 10° período. Uma análise descritiva e o teste Qui quadrado com nível de significância de 5%, para avaliar o desempenho com relação ao período do curso, foram aplicados. Resultados: 74 estudantes participaram da pesquisa, com 73,64% acertos nas questões sobre diagnóstico e 69,86% nas de conduta clínica, porém houve uma diferença estatisticamente significativa entre os semestres (p<0,05), no qual o 10° obteve melhor desempenho. Com relação ao diagnóstico, os maiores índices de acertos foram nos casos de Fluorose Dentária (FD) (86,48%) e Hipomineralização Molar-Incisivo (HMI) (85,13%) em incisivos e quando estes DDE estavam associados (87,83%). As tomadas de decisões clínicas com melhor desempenho foram de FD em incisivos (93,24%) e de HMI grave sem cárie (94,59%). Conclusão: Concluiu-se que estudantes de Odontologia da UnB possuem certa facilidade em diagnosticar casos de FD e de HMI em incisivos e tratar FD em incisivos e HMI grave não associada à cárie. Observou-se ainda bom desempenho tanto em diagnóstico quanto em tomada de decisão clínica em casos de DDE e que um maior tempo de graduação pode interferir neste desempenho.
Abstract: Introduction: The early and correct diagnosis of developmental enamel defects (DDE) are important for making an adequate clinical decision. Objective: The objective of this study was to evaluate the knowledge of Dental students at the University of Brasília (UnB) regarding the diagnosis and clinical decision-making in the treatment of DDE and whether the level of graduation can interfere with performance. Methods: An online questionnaire with 20 cases of DDE was applied to students from the 7th to the 10th period. A descriptive analysis and the Chi-square test with a significance level of 5%, to assess performance in relation to the course period, were applied. Results: The questionnaire had 74 answers, with 73.64% correct answers in the questions about diagnosis and 69.86% in the questions of clinical conduct, however there was a statistically significant difference between the semesters (p <0.05), with the 10th with better performance. In diagnosis, the highest rates of correct answers were in cases of dental fluorosis (DF) (86.48%) and molar incisor hypomineralization (MIH) (85.13%) in incisors and when these DDE were associated (87.83%). The best-performing clinical decision-making was for DF in incisors (93.24%) and severe MIH without caries (94.59%). Conclusion: It was concluded that dentistry students have a certain facility in diagnosing cases of DF and MIH in incisors and treating DF in incisors and severe MIH not associated with caries. It was also observed a good performance both in diagnosis and in clinical decision making in cases of DDE and that a longer time graduation can interfere in this performance.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2021.
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