Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2942
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RoberttCardosodeSousa.pdf808,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O conceito de criatividade para o professor no contexto da escola inclusiva
Autor(es): Sousa, Robertt Cardoso de
Orientador(es): Silva, Fernanda Rodrigues da
Assunto: Educação inclusiva
Criatividade (Educação)
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 16-Fev-2012
Referência: SOUSA, Robertt Cardoso de. O conceito de criatividade para o professor no contexto da escola inclusiva. 2011. 70 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo refletir sobre o conceito de criatividade, a partir da perspectiva do professor, no contexto da escola inclusiva. Fundamentou-se na abordagem qualitativa, tendo como instrumento principal o uso de entrevista semi-estruturada. Participaram deste estudo uma professora regente e 29 alunos de uma das turmas da 1ª série do ensino fundamental de uma escola pública da região administrativa de Planaltina/DF. Nesta pesquisa, o professor é visto como sujeito ativo, co-responsável pelo desenvolvimento e aprendizagem do aluno. O estudo demonstrou que o conceito de criatividade, para a professora, está relacionado à produção de algo diferente, intermediado especialmente pela expressão artística. Para o professor, ela tem relação com o desenvolvimento de atividades capazes de estimular no aluno na sua capacidade para criar. Além disso, verificou-se, que é possível desenvolver a criatividade nos contextos de inclusão, desde que as ações pedagógicas sejam direcionadas para a produção de novidades no ensino e que possibilitem a expressão criativa do aluno. Desta forma, acredita-se, que a ação do professor é essencial no desenvolvimento da criatividade, pois este é o elo entre o processo de construção do conhecimento e o aluno. Entretanto, verificou-se, também, que os processos de aprendizagem e de desenvolvimento não dependem apenas da ação docente. A prática pedagógica envolve um esforço conjunto de toda a escola, da família e das políticas pedagógicas até o momento instituídas.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons