Título: | Pessoas com deficiência : percepção, conhecimento e experiência dos estudantes de odontologia da Universidade de Brasília |
Outros títulos: | People with disabilities : perception, knowledge and experience of Dentistry students at the University of Brasília |
Autor(es): | Silva, Marcello Vieira da |
Orientador(es): | Rocha, Cristiane Tomaz |
Coorientador(es): | Moreira, Cláudia Lúcia |
Assunto: | Pessoas com deficiência Universidade de Brasília (UnB) - estudantes Estudantes universitários |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 15-Dez-2021 |
Referência: | SILVA, Marcello Vieira da. Pessoas com deficiência: percepção, conhecimento e experiência dos estudantes de odontologia da Universidade de Brasília. 2021. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar a
percepção, o conhecimento e a experiência de
estudantes de Odontologia da Universidade de Brasília
sobre Pessoas com Deficiência (PcD). Métodos:
Trata-se de um estudo transversal, com alunos entre o 5o
e 10o semestre, constituído de duas fases
correspondentes à construção e validação de um
questionário por juízes e aplicação aos participantes de
forma remota. Uma estatística descritiva e Teste Exato
de Fisher, com nível de significância de 5%, foram
aplicados. Resultados: Um total de 133 alunos
participaram do estudo, sendo 78,9% do sexo feminino e
35,3% conhecia alguma PcD. A grande maioria (82%)
nunca atendeu uma PcD e 91% nunca tiveram acesso a
esse conteúdo na graduação. Cerca de 98,5% sentem
falta de uma disciplina específica, e se matriculariam
caso existisse. A maioria (63,9%) demonstrou muito
interesse sobre o tema e 78,2% relataram não se
sentirem preparados para atender PcD. Conclusão:
Conclui-se que os estudantes demonstraram pouco
acesso e ampla necessidade de conteúdos sobre PcD,
além de não possuírem experiências o suficiente durante
o curso. Eles percebem a importância e se interessam
por este conhecimento na graduação para se consolidar
profissionalmente. |
Abstract: | Objective: The objective of this study was to analyze the
perception, knowledge and experience of Dentistry
students at the University of Brasília about People with
Disabilities (PwD). Methods: This is a cross-sectional
study, with students between the 5th and 10th semester,
consisted of two phases corresponding to the
construction and validation of a questionnaire by judges
and application to participants remotely. Descriptive
statistics and Fisher's Exact Test, with a significance level
of 5%, were used. Results: A total of 133 students
participated, 78.9% were female and 35.3% knew some
PwD. The vast majority (82%) never attended a PwD and
91% never had access to this content during graduation.
About 98.5% miss a specific discipline, and would enroll if
it existed. The majority (63.9%) showed a lot of interest
on the topic and 78.2% reported not feeling prepared to
attend PwD. Conclusion: It is concluded that the
students showed little access and a wide need for
content on PwD, in addition to not having enough
experiences during the course. They realize the
importance and are interested in this knowledge at
graduation to consolidate themselves professionally. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Odontologia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.