Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29411
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ThiagoCamiloVazDeSousaLima_tcc.pdf747,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas adotadas pela equipe de enfermagem na promoção desenvolvimental do recém nascido pré-termo na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
Autor(es): Lima, Thiago Camilo Vaz de Sousa
Orientador(es): Morais, Rita de Cássia Melão de
Assunto: Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN)
Recém-nascidos - cuidado e tratamento
Recém-nascidos - assistência hospitalar
Recém-nascidos
Enfermagem de tratamento intensivo
Enfermagem pediátrica
Enfermagem - prática
Prematuros - desenvolvimento
Prematuros
Data de apresentação: 6-Dez-2019
Data de publicação: 14-Dez-2021
Referência: LIMA, Thiago Camilo Vaz de Sousa. Práticas adotadas pela equipe de enfermagem na promoção desenvolvimental do recém nascido pré-termo na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Objetivo: descrever as práticas adotadas pela equipe de enfermagem para a promoção do cuidado desenvolvimental do recém-nascido pré-termo (RNPT) assistido na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Metodologia: Estudo descritivo com abordagem qualitativa. O local do estudo foi a UTIN de um Hospital público do Distrito Federal e os participantes do estudo foram 12 profissionais de enfermagem que atuam na UTIN. Para a coleta de dados foram utilizadas a entrevista semiestruturada e a formulário de caracterização dos participantes. A análise dos dados foi temática. Resultados: Emergiram três unidades temáticas: Entendimento dos profissionais de enfermagem acerca Cuidado Desenvolvimental; Cuidados de enfermagem na manipulação do RNPT; e A influência do ambiente na evolução neurodesenvolvimental do RNPT. Conclusão: Concluímos com esse estudo que o nível de entendimento sobre a promoção do desenvolvimento de recém-nascidos prétermos dentro de uma unidade de terapia intensiva neonatal tanto de enfermeiros quanto de técnicos de enfermagem é homogêneo e satisfatório. Constata-se também que muitos depoimentos se dão por meio da rotina do serviço, que são coisas que são aprendidas quando assumido o cargo dentro da unidade e não na formação profissional, como deveria ocorrer.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.