Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29409
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CarollinaJoseDaSilva_tcc.pdf362,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso do propranolol no tratamento do transtorno de estresse pós-traumático
Autor(es): Silva, Carollina José da
Orientador(es): Santos, Daniella Soares dos
Assunto: Transtorno de estresse pós-traumático
Medicamentos - administração
Medicamentos - utilização
Transtorno de ansiedade
Data de apresentação: 5-Dez-2019
Data de publicação: 14-Dez-2021
Referência: SILVA, Carollina José da. O uso do propranolol no tratamento do transtorno de estresse pós-traumático. 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O transtorno de Estresse Pós-Traumático é uma resposta de ansiedade exacerbada diante de um evento estressor e ameaçador à vida, relacionada à consolidação de memórias traumáticas e atividade noradrenérgica aumentada. O bloqueio da sinalização noradrenérgica, com o bloqueador não seletivo dos receptores β-adrenérgicos como o propranolol tem sido estudado para bloquear a sinalização e reduzir os sintomas de TEPT como ansiedade e hipervigilância. Objetivo: Verificar os resultados do tratamento do TEPT com Propranolol segundo a literatura. Resultados: Os estudos apontaram a ligação entre a consolidação da memória traumática com a atividade noradrenérgica aumentada e que o uso do bloqueador β-adrenérgico não seletivo, o propranolol, tem efeito na redução dos sintomas de TEPT.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.