Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29402
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_BrunaDeSouza_RaissaCosta_tcc.pdf431,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da multimodalidade e multiletramento no exame Celpe-Bras : uma proposta de material didático para professores
Autor(es): Souza, Bruna Lima de
Costa, Raíssa da Rocha
Orientador(es): Ferraz, Janaína de Aquino
Assunto: Material didático
Língua portuguesa - estudo e ensino - falantes estrangeiros
Repositório de Materiais Multimodais
Proficiência em línguas
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 14-Dez-2021
Referência: SOUZA, Bruna Lima de; COSTA, Raíssa da Rocha. Análise da multimodalidade e multiletramento no exame Celpe-Bras: uma proposta de material didático para professores. 2020. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A preparação de estudantes para a prova do Celpe-Bras nem sempre é tarefa simples para os professores, até para aqueles mais bem preparados. Construído visando a melhor preparação de aulas e a consolidação do aprendizado do português brasileiro, o presente artigo trata sobre o processo de produção de um material didático multimodal a ser disponibilizado a todos no Repositório de Material Discursivo Multimodal, da Universidade de Brasília. O intuito é apresentar as etapas do processo de confecção da unidade, propondo atividades inspiradas em provas já realizadas e embasadas na abordagem comunicativa.
Abstract: The preparation of students to the Celpe-Bras exam is not always an easy task to teachers, even to the most prepared ones. This paper was produced aiming to help teachers to better prepare their classes and to consolidate the learning and acquisition of Brazilian Portuguese language. This article says about the process of elaboration of a teaching-learning multimodal material in order to, also, make it available to all, through the platform “Repositório de Material Discursivo Multimodal”, from the University of Brasília. The main objective of this paper is to show the steps of the production process of this material and suggest activities inspired in previous exams, based on the communicative approach.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português do Brasil como Segunda Língua



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.