Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29369
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JuliaSoaresDeSouza_tcc.pdf361,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto da participação privada na universalização dos serviços de saneamento
Autor(es): Souza, Júlia Soares de
Orientador(es): Zoghbi, Ana Carolina Pereira
Assunto: Abastecimento de água
Políticas públicas
Saneamento básico
Privatização
Esgoto - tratamento
Setor privado
Data de apresentação: 19-Mai-2021
Data de publicação: 13-Dez-2021
Referência: SOUZA, Júlia Soares de. Impacto da participação privada na universalização dos serviços de saneamento. 2021. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O setor de saneamento é de extrema importância do ponto de vista social, ambiental, econômico e sanitário, por essa razão tem sido o foco de estudos e de políticas públicas voltadas para o setor. No entanto, o que se verifica na prática, é uma estagnação da expansão dos serviços e uma parte considerável da população sem acesso ao saneamento básico. Um dos possíveis caminhos para corrigir esse déficit é a participação privada no setor. Neste trabalho será analisado o efeito da iniciativa privada sobre a expansão do atendimento de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no Brasil, do qual concluímos que há um aumento significativo do abastecimento de água. E que apesar de não ser estatisticamente relevante, também observa-se a existência de uma relação positiva entre o nível de atendimento de esgotamento sanitário e a prestação privada.
Abstract: The sanitation sector is extremely important from a social, environmental, economic and sanitary point of view, for this reason it has been the focus of studies and public policies. However, what is seen is a stagnation in the expansion of services and a large proportion of the population without access to basic sanitation. One of the possible ways to correct this deficit is private participation in the sector. In this study, the effect of participation on the expansion of water supply and sewage services in Brazil will be analyzed. We conclude that there is a significant increase in water supply. And that despite not being statistically significant, there is also a positive relationship between the level of sewage service and private sector.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.