Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Thomé, Karim Marini | - |
dc.contributor.author | Silva, Filipe Valentim Lemes da Silva | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Filipe Valentim Lemes da Silva. Análise do comportamento do consumidor de cerveja nos bares da asa norte em Brasília-DF. 2020. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Gestão de Agronegócios, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi analisar os fatores mais importantes que levam o
consumidor de cerveja a fazer a compra do produto, identificar as marcas mais consumidas
nos estabelecimentos e a propensão a pagar do consumidor sobre a cerveja. Com isso, o
embasamento teórico analisou o comportamento do consumidor, o marketing, principalmente
relacionado ao varejo, buscando uma relação entre este conceito, o momento de decisão de
compra do consumidor e a propensão a pagar pela cerveja dentro destes estabelecimentos. O
foco é analisar o comportamento destes consumidores e suas preferências para um melhor
entendimento do consumo deste produto. Para tanto foi aplicado uma entrevista a distância
com consumidores de cerveja que frequentam os bares do bairro Asa Norte em Brasília-DF. Analisando os resultados obtidos, percebe-se que um dos principais fatores que
interferem no comportamento de compra do consumidor é o fator social, onde os grupos de
referência têm muita influência no momento da compra por parte dos consumidores, visto que
muitos destes consomem a cerveja no bar, pois este local é propício à interação social, o que
normalmente as pessoas buscam quando vão ao estabelecimento para o consumo da cerveja.
Ademais, foi analisado que a marca Heineken, pertencente ao tipo de cerveja Lagers, tem
maior preferência dos consumidores e que a propensão a pagar é entre R$ 20,00 e R$ 10,00 a
mais do que estes consumidores consideram como limite para comprar uma cerveja de acordo
com seu orçamento, além do fato de que quanto maior o preço, menos estes consumidores
estarão dispostos a comprar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cerveja | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.title | Análise do comportamento do consumidor de cerveja nos bares da asa norte em Brasília-DF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-02T12:23:53Z | - |
dc.date.available | 2021-12-02T12:23:53Z | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29326 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Federal District is the state where most alcoholic drinks are consumed in the
country, according to a survey by the National Supplementary Health Agency (ANS), the
presence in bars is increasingly common, especially among young people. The objective of
this work was to analyze the most important factors that lead the beer consumer to purchase
the product, to identify the most consumed brands in the establishments and the consumer's
propensity to pay for the beer. Thus, the theoretical basis analyzed consumer behavior,
marketing, mainly related to retail, seeking a relationship between this concept and the
moment of consumer purchase decision and the propensity to pay for beer within these
establishments. The focus is to analyze the behavior of these consumers and their preferences
for a better understanding of the consumption of this product. For this purpose, a face-to-face
questionnaire was applied in the bars with a sample of beer consumers in the bars of the Asa
Norte neighborhood in Brasília-DF. Analyzing the results obtained, one realizes that one of
the biggest factors that interfere in the consumer's buying behavior is the social factor, where
the reference groups have a lot of influence at the time of purchase by consumers, since many
of them consume beer in the bar, because this place is conducive to social interaction, which
people usually look for when they go to the bar to drink beer. In addition, it was analyzed that
the Heineken brand, belonging to the Lagers beer type, is more preferred by consumers and
that the propensity to pay is between R$ 20.00 and R$ 10.00 more than these consumers consider as a limit to buy a beer according to their budget. , in addition to the fact that the
higher the price, the less these consumers will use to buy. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão de Agronegócios - Campus Darcy Ribeiro
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