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dc.contributor.advisorZoghbi, Ana Carolina Pereira-
dc.contributor.authorSá, João Henrique Batista de-
dc.identifier.citationSÁ, João Henrique Batista de. O impacto da obrigatoriedade escolar sobre os resultados educacionais. 2021. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do trabalho foi estimar o impacto da Lei Nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006 sobre a frequência escolar. A lei aumentou o período de obrigatoriedade escolar de oito para nove anos, afetando os indivíduos com idade entre 6 e 14 anos (grupo de tratamento). Nesse sentido, de acordo com a literatura, a lei gera o chamado “experimento natural”, resultando em grupos de controle e tratamento. Para estimar o impacto na frequência escolar, foram utilizados três grupos de controle: um primeiro, formado por indivíduos com idade entre 3 e 5 anos, um segundo grupo formado por indivíduos com idade entre 15 e 17 anos, e um terceiro grupo, dado pela combinação dos dois anteriores. Foram utilizados dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios – PNAD, para os anos de 2004 e 2011 e o método de diferenças em diferenças. Para cada grupo de controle proposto, foram realizadas regressões logísticas. Quando se considera o grupo de controle formado por indivíduos com idade entre 15 e 17 anos, bem como a combinação dos dois grupos de controle, os resultados são positivos, como esperado. Ao considerar somente o grupo formado por indivíduos com idade entre 3 e 5 anos, os resultados não são estatisticamente significantes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEscolaspt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordEvasão escolarpt_BR
dc.subject.keywordEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleO impacto da obrigatoriedade escolar sobre os resultados educacionaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-01T12:44:48Z-
dc.date.available2021-12-01T12:44:48Z-
dc.date.submitted2021-02-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29322-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The objective of the work was to estimate the impact of Law No. 11,274, of February 6, 2006 on school attendance. The law increased the period of compulsory schooling from eight to nine years, affecting individuals aged 6 to 14 years (treatment group). In this sense, according to the literature, the law generates the so-called “natural experiment”, resulting in control and treatment groups. To estimate the impact on school attendance, three control groups were used: a first, formed by individuals aged between 3 and 5 years, a second group formed by individuals aged between 15 and 17 years, and a third group, given by combination of the previous two. Data from Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD, for the years 2004 and 2011 and the method of differences in differences were used. For each proposed control group, logistic regressions were performed. When considering the control group formed by individuals aged between 15 and 17 years, as well as the combination of the two control groups, the results are positive, as expected. When considering only the group formed by individuals aged between 3 and 5 years, the results are not statistically significant.pt_BR
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