Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29304
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GabrielMenezesResende_tcc.pdf256,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Um contexto favorável ao populismo no Brasil de 2018 baseado na análise do Informe Latinobarómetro 2018
Autor(es): Resende, Gabriel Menezes
Orientador(es): Rodrigues, Frederico Bertholini Santos
Assunto: Populismo (Ciência Política)
Extrema-direita
Direita e esquerda (Ciência política)
Bolsonaro, Jair Messias, 1955-
Brasil - política e governo
Ideologia política
Data de apresentação: 9-Ago-2021
Data de publicação: 30-Nov-2021
Referência: RESENDE, Gabriel Menezes. Um contexto favorável ao populismo no Brasil de 2018 baseado na análise do Informe Latinobarómetro 2018. 2021. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Em 2018 o brasileiro escolheu Jair Messias Bolsonaro como presidente da nação e líder máximo que deveria governar o país pelos próximos quatro anos. No entanto, o resultado que se confirmou em outubro daquele ano era tratado com descrédito pelo menos até o início propriamente dito da corrida eleitoral. Isso porque, dadas as características do candidato vencedor, mesmo os mais antigos acadêmicos duvidavam da possibilidade de que um político como Bolsonaro pudesse, de fato, se tornar o maior chefe do país. Nesse sentido, este trabalho busca compreender o cenário brasileiro de 2018 à luz dos indicadores expostos pelo Informe Latinobarómetro 2018 com o intuito de entender se, guiados pela literatura, é possível traçar uma correlação direta entre a fragilidade do contexto brasileiro e a eleição de um candidato mundialmente tido como populista. À vista disso, até que se chegue à exploração dos dados que caracterizam o cenário de confianças e de percepções dos cidadãos, o trabalho antes passará pelas definições encontradas na literatura acerca do que se entende por populismo, líder populista e extrema-direita. Posteriormente, estes conceitos serão enquadrados no então candidato com o intuito de averiguar a congruência com o perfil de Jair Bolsonaro. Daí o intuito deste trabalho em analisar dados qualitativos de opinião dos brasileiros para se chegar em um, dos diversos possíveis argumentos, que explique a ascensão de Bolsonaro ao poder. Quase ao final, após apresentação dos dados e suas respectivas implicações, expomos o alinhamento estratégico de discurso entre o candidato e os anseios da população que, há tempos, já vinha evidenciando suas demandas. Por fim, concluímos que, levados em consideração especificamente os levantamentos do Informe Latinobarómetro, de fato houve um contexto favorável para que o populismo se estabelecesse na política brasileira a partir de 2018.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.