Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29299
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ThalesRodriguesDeFreitas_tcc.pdf246,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: BR 163 e sua relação com o desmatamento rural e o manejo bovino em assentamentos rurais no estado de Mato Grosso
Autor(es): Freitas, Thales Rodrigues de
Orientador(es): Ávila, Mário Lúcio de
Coorientador(es): Silva, Marco Aurélio de Carvalho Vieira e
Assunto: Assentamentos rurais
Bovino de corte
Bovino de leite
Projeto RADIS
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 30-Nov-2021
Referência: FREITAS, Thales Rodrigues de. BR 163 e sua relação com o desmatamento rural e o manejo bovino em assentamentos rurais no estado de Mato Grosso. 2019. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.
Resumo: O projeto Radis estuda a região de Mato Grosso, com o intuito de analisar os sistemas agrários dos assentamentos presentes nessa área. Para o desenvolvimento deste trabalho de conclusão de curso foi escolhido os assentamentos Padovani, Medalha Milagrosa, Nova Cotriguaçu e Tabajara – MT. Com informações obtidas, tanto do banco de dados do próprio projeto Radis, como de fontes complementares, foi desenvolvida uma análise das principais questões de produção da bovinocultura de corte e leite dos respectivos assentamentos escolhidos, bem como do desmatamento presente na região. Na metodologia para desenvolvimento do trabalho, foram trabalhados os métodos de pesquisa quantitativa, qualitativa e bibliográfica. A principal fonte de produção dos assentamentos estudada foi a pecuária.Tem como objetivo estudar se existe relação de desmatamento florestal com a proximidade com rodovias federais. Pela análise minuciosa dos dados, não foi possível constatar que os assentamentos distantes da BR 163 possuem um índice de desmatamento inferior ao que se encontra com uma maior proximidade da mesma.
Abstract: The Radis projectstudiestheregionof Mato Grosso, withthepurposeofanalyzingtheagrarian systems ofthesettlementspresent in thisarea. The Padovani, Milagrosa Medal, Nova Cotriguaçu and Tabajara - MT settlementswerechosen for thedevelopmentofthiscoursecompletionwork. Withinformationobtainedfromboththe Radis project'sowndatabaseandcomplementarysources, ananalysisofthemainproductionissuesofbeefanddairycattlefromtherespectivesettlementswascar ried out, as well as deforestation in the region. In themethodology for thedevelopmentofthework, themethodsofquantitative, qualitativeandbibliographicalresearchwereworked. The mainsourceofproductionofthesettlementsstudiedwascattleranching. Its objectiveistostudyifthereis a relationshipofforestdeforestationwiththeproximityto federal highways. Bythedetailedanalysisofthe data, it wasnotpossibletoverifythatthedistantsettlementsofthe BR 163 have a rate ofdeforestation inferior totheonethatiswith a greaterproximityofthesameone.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.