Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lisboa, Fábio Cordeiro de | - |
dc.contributor.author | Leone, Felipe | - |
dc.contributor.author | Ferreira Neto, Vicente Isidio | - |
dc.identifier.citation | LEONE, Felipe; FERREIRA NETO, Vicente Isidio. Estudo da eficiência de um motor a partir da simulação pelo software diesel-RK com utilização de diesel, biodiesel e suas misturas. 2020. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Todas as atividades exercidas hoje pela humanidade necessitam do consumo ativo e diário
de fontes de energia, o biodiesel, uma dessas fontes, é uma fonte de energia renovável, tem
grande importância no que nos diz a estratégia energética, podendo ser uma solução para
para o déficit de diesel nacional, quanto pela maior oferta de fontes de energia renovável
para produção de energia elétrica. O presente estudo tem como objetivo a simulação de
um motor diesel 4.4L, no software Diesel - RK, em que houve variações na concentração
de biodiesel, varaindo desde B0, B20, B40, B60, B80 e B100. A construção do motor
teve seus dados fudamentados no Perkins 1104, originalmente construido para utilização
de B0, e sua rotação variada de 1000 RPM até 4000 RPM. Os resultados mostram as
variações geradas nas curvas de potência de cada combustível utilizado, além dos níveis
de emissões dos mesmos, seguido pelo consumo específico, nos mostrando uma análise do
motor ciclo diesel com estes combustíveis. Sendo observado na conclusão a viabilidade do
uso do B20 como fonte de uso comum, os péssimos resultados das misturas B40 e B100,
além da necessidade de uma melhora nas condições geómetricas do motor para um melhor
aproveitamento do combustível. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biodiesel | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diesel | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motor - diesel | pt_BR |
dc.title | Estudo da eficiência de um motor a partir da simulação pelo software diesel-RK com utilização de diesel, biodiesel e suas misturas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-29T12:33:30Z | - |
dc.date.available | 2021-11-29T12:33:30Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29285 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | All the activities carried out today by humanity require active and daily consumption of
energy sources, biodiesel, one of these sources, is a renewable energy source, it has great
importance in what the energy strategy tells us, and can be a solution for the diesel deficit
national level, as well as the greater offer of renewable energy sources for the production of
electric energy. The present study aims to simulate a 4.4L diesel engine, using the Diesel
- RK software, in which there were variations in the concentration of biodiesel, ranging
from B0, B20, B40, B60, B80 and B100. The construction of the motor had its data based
on the Perkins 1104, originally built for use of B0, and its rotation varied from 1000 RPM
to 4000 RPM. The results show the variations generated in the power curves of each fuel
used, in addition to their emission levels, followed by specific consumption, showing us
an analysis of the diesel cycle engine with these fuels. At the conclusion, the viability of
the B20 as a source of common use was observed, the poor results of the B40 and B100
mixtures, in addition to the need for an improvement in the geometric conditions of the
engine for an improved use of fuel. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
|