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dc.contributor.advisorLisboa, Fábio Cordeiro de-
dc.contributor.authorLeone, Felipe-
dc.contributor.authorFerreira Neto, Vicente Isidio-
dc.identifier.citationLEONE, Felipe; FERREIRA NETO, Vicente Isidio. Estudo da eficiência de um motor a partir da simulação pelo software diesel-RK com utilização de diesel, biodiesel e suas misturas. 2020. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2020.pt_BR
dc.description.abstractTodas as atividades exercidas hoje pela humanidade necessitam do consumo ativo e diário de fontes de energia, o biodiesel, uma dessas fontes, é uma fonte de energia renovável, tem grande importância no que nos diz a estratégia energética, podendo ser uma solução para para o déficit de diesel nacional, quanto pela maior oferta de fontes de energia renovável para produção de energia elétrica. O presente estudo tem como objetivo a simulação de um motor diesel 4.4L, no software Diesel - RK, em que houve variações na concentração de biodiesel, varaindo desde B0, B20, B40, B60, B80 e B100. A construção do motor teve seus dados fudamentados no Perkins 1104, originalmente construido para utilização de B0, e sua rotação variada de 1000 RPM até 4000 RPM. Os resultados mostram as variações geradas nas curvas de potência de cada combustível utilizado, além dos níveis de emissões dos mesmos, seguido pelo consumo específico, nos mostrando uma análise do motor ciclo diesel com estes combustíveis. Sendo observado na conclusão a viabilidade do uso do B20 como fonte de uso comum, os péssimos resultados das misturas B40 e B100, além da necessidade de uma melhora nas condições geómetricas do motor para um melhor aproveitamento do combustível.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBiodieselpt_BR
dc.subject.keywordDieselpt_BR
dc.subject.keywordMotor - dieselpt_BR
dc.titleEstudo da eficiência de um motor a partir da simulação pelo software diesel-RK com utilização de diesel, biodiesel e suas misturaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-29T12:33:30Z-
dc.date.available2021-11-29T12:33:30Z-
dc.date.submitted2020-12-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29285-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1All the activities carried out today by humanity require active and daily consumption of energy sources, biodiesel, one of these sources, is a renewable energy source, it has great importance in what the energy strategy tells us, and can be a solution for the diesel deficit national level, as well as the greater offer of renewable energy sources for the production of electric energy. The present study aims to simulate a 4.4L diesel engine, using the Diesel - RK software, in which there were variations in the concentration of biodiesel, ranging from B0, B20, B40, B60, B80 and B100. The construction of the motor had its data based on the Perkins 1104, originally built for use of B0, and its rotation varied from 1000 RPM to 4000 RPM. The results show the variations generated in the power curves of each fuel used, in addition to their emission levels, followed by specific consumption, showing us an analysis of the diesel cycle engine with these fuels. At the conclusion, the viability of the B20 as a source of common use was observed, the poor results of the B40 and B100 mixtures, in addition to the need for an improvement in the geometric conditions of the engine for an improved use of fuel.pt_BR
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