Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29284
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RitiellyHevelinGarridoDeMoraes_tcc.pdf329,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aspectos sociais vivenciados por pessoas com estomia de eliminações
Autor(es): Moraes, Ritielly Hevelin Garrido de Moraes
Orientador(es): Silva, Ana Lúcia da
Assunto: Estomia intestinal
Câncer - pacientes
Pacientes
Pacientes - qualidade de vida
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 29-Nov-2021
Referência: MORAES, Ritielly Hevelin Garrido de. Aspectos sociais vivenciados por pessoas com estomia de eliminações. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Objetivo: Compreender o cotidiano da pessoa com estomia de eliminações em relação aos aspectos sociais. Método: Estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, realizado no Hospital Universitário de Brasília – DF (HUB). A amostra foi composta por dez pacientes, com estomia intestinal, atendidos no Serviço Ambulatorial de Enfermagem em Estomaterapia do HUB. Foi realizada a coleta dos dados por meio de entrevistas semiestruturadas relativas à vivência familiar e social antes e após a estomia. Na análise de conteúdo surgiram duas categorias: Como é viver com estomia e seus desafios; e Estratégias desenvolvidas diante das mudanças. Resultados: Participaram seis homens e quatro mulheres, com idade média de 49 anos, a colostomia definitiva é predominante, quanto a etiologia destaca-se o câncer colorretal. As principais mudanças vivenciadas por pessoas com estomia de eliminações foram referentes ao autocuidado, equipamento coletor, atividade laboral, hábitos alimentares, ruptura da imagem corporal, situações constrangedoras, redução do lazer e reinserção nas relações interpessoais. Conclusão: A pessoa com estomia desenvolve estratégias para enfrentar sua nova condição de saúde com enfoque na autoaceitação e espiritualidade, que traz significação e razão por estar vivo. É capaz de (res)significar e adaptar-se à nova vida.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.