Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29280
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PedroRicardoMonteiroTeofilo_tcc.pdf312,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Nível de conhecimento de enfermeiros sobre cuidados de enfermagem ao paciente pós-operatório de angioplastia transluminal coronariana percutânea : revisão integrativa
Autor(es): Teofilo, Pedro Ricardo Monteiro
Orientador(es): Cruz, Keila Cristianne Trindade da
Coorientador(es): Lima, Marcelo Nunes
Assunto: Doenças cardiovasculares
Doenças cardiovasculares - pacientes
Cuidados com os doentes
Cuidados pós-operatórios
Enfermeiros - prática profissional
Infarto do miocárdio
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 29-Nov-2021
Referência: TEOFILO, Pedro Ricardo Monteiro. Nível de conhecimento de enfermeiros sobre cuidados de enfermagem ao paciente pós-operatório de angioplastia transluminal coronariana percutânea: revisão integrativa. 2019. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: No Brasil cerca quase metade da população relata ter alguma doença crônica não transmissível, dentre elas estão as doenças cardiovasculares. O infarto agudo do miocárdio (IAM) é responsável pela segunda maior causa de mortalidade em homens e em mulheres no Brasil. A Angioplastia Transluminal Coronariana Percutânea (ATCP) é uma intervenção cirúrgica que teve início de sua prática em 1977 por Grüentzig e Meier. É indispensável o treinamento adequado dos enfermeiros no que refere aos cuidados prestados diante desse quadro possibilitando a identificação e reversão de situações adversas. A enfermagem por ser a classe mais ativa no cuidado, tem mais oportunidades em perceber alterações físicas e psicológicas, deste modo a pesquisa é justificada por colaborar no conhecimento dos cuidados de enfermagem nesse tipo de cirurgia, possibilitar ações intra e interdisciplinares, prevenir complicações e, consequentemente, melhorar a segurança do paciente. Objetivo: Investigar na literatura nacional e internacional o conhecimento dos enfermeiros intensivistas sobre cuidados de enfermagem no pós-operatório de ATCP em pacientes em situação crítica e de risco. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa. A busca foi efetuada por meio da estratégio PICo. Foi realizada busca das publicações nos periódicos indexados na LILACS, Portal de Periódicos da CAPES, SciELO, BVS e MEDLINE via PUBMED. De acordo com os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas onze publicações. Resultados e Discussão: Foram encontrados 29 diagnósticos de enfermagem, 34 cuidados de enfermagem prescritos para os pacientes submetidos a ATCP e a principal complicação da ATCP foram sangramento, reações alérgicas ocasionadas por anestesia local e agente de contraste, hematomas que aparece na maioria dos clientes e reestenose ocorrendo em mais de um terço dos clientes. Conclusão: São necessários maiores estudos para identificar o perfil sócio demográfico de pacientes submetidos a ATCP. Essas informações são de alta relevância, principalmente na hora de realizar o planejamento do cuidado. No que diz respeito a parte de implementação do processo de enfermagem, auxiliando a enfermagem a implementar cuidados que serão continuados em casa, além de definir o tipo nível técnico de comunicação a ser utilizado para o melhor entendimento do paciente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.