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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMieto, Gabriela Sousa de Melo-
dc.contributor.authorAlmeida, Jaqueline Dias de-
dc.identifier.citationALMEIDA, Jaqueline Dias de. Inclusão do aluno com deficiência auditiva: um desafio à família e aos profissionais da educação. 2011. 74 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractEste estudo teve como finalidade apontar a importância do processo de inclusão, bem como entender como está sendo desenvolvido o trabalho com alunos surdos. Analisará e identificará também os fatores que influem no processo de inclusão. Os conteúdos curriculares estão permeados de diversas situações de linguagem e o aluno com deficiência auditiva acaba por ficar limitado na conquista da aprendizagem, se não for incluso de forma efetiva e competente. A temática a inclusão do aluno com deficiência auditiva como um desafio à família e aos profissionais da educação, buscou em um primeiro momento subsídios bibliográficos, partindo depois para a aplicação dos questionários, com o objetivo de salientar a importância de uma inclusão de qualidade. Foram escolhidas três intérpretes, um aluno surdo e os pais desse aluno para serem ouvidos, dando então subsídios aos objetivos propostos neste trabalho monográfico. A pesquisa foi norteada por uma análise qualitativa. Todos os profissionais participantes possuem mais de cinco anos de efetivo exercício na área de educação. Os pais do aluno têm formação acadêmica, sendo o pai funcionário público e a mãe professora de Língua Portuguesa em escola particular. As escolas escolhidas como universo da pesquisa são duas da rede pública e uma da rede particular de ensino. Essa pesquisa foi ancorada na reflexão de que para uma construção de uma escola inclusiva, que respeita e valoriza a diversidade, são necessários investimentos que busquem a inovação, e a eficiência no processo de inclusão, buscando principalmente a formação dos profissionais da educação.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordInclusão escolaren
dc.subject.keywordSurdos - educaçãoen
dc.subject.keywordLar e escolaen
dc.subject.keywordDesenvolvimento humanoen
dc.titleInclusão do aluno com deficiência auditiva : um desafio à família e aos profissionais da educaçãoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-02-15T08:27:13Z-
dc.date.available2012-02-15T08:27:13Z-
dc.date.issued2012-02-15T08:27:13Z-
dc.date.submitted2011-04-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2927-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2927-
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