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dc.contributor.advisorBorges, Priscila Monteiro-
dc.contributor.authorFerrari, Ingrid Lima-
dc.identifier.citationFERRARI, Ingrid Lima. De adormecida à aventureira: a transformação das princesas da Disney e seus impactos sobre meninas do século XXI. 2020. 93 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propaganda, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe analisar as representações das mulheres nos filmes A bela adormecida, A bela e a fera e Moana: um mar de aventuras, dos estúdios Disney, destacando suas convergências, divergências e possíveis influências na construção da identidade social de meninas na idade infantil. Sua importância se mostra ao se tentar compreender as diferentes formas como se apresentam os estereótipos femininos e quais são os signos que corroboram para tal representação, mostrando como a Disney exerce um papel fundamental na manutenção desses padrões. A partir dos estudos da semiótica da cultura de Yuri Lotman e dos Estudos Culturais de Stuart Hall, será possível uma análise de conteúdo dos três filmes que compõem a maior marca direcionada ao público feminino e infantil.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFeminismopt_BR
dc.subject.keywordPersonagens no cinemapt_BR
dc.subject.keywordWalt Disney Productionspt_BR
dc.subject.keywordContos de fadaspt_BR
dc.titleDe adormecida à aventureira : a transformação das princesas da Disney e seus impactos sobre meninas do século XXIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-24T13:44:44Z-
dc.date.available2021-11-24T13:44:44Z-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29263-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study proposes to analyze the representation of women in Sleeping Beauty, Beauty and the Beast and Moana, from Disney Studios, highlighting their convergences, disconvergences and possible influences on the construction of the social identity of girls at an early age. Its importance is shown when trying to understand the different ways in which female stereotypes are presented and which are the signs that corroborate such representation, showing how Disney plays a key role in maintaining these standards. Based on the studies of Yuri Lotman's Cultural Semiotics and Stuart Hall's Cultural Studies, it will be possible to analyze the content of the three films that make up the biggest brand directed to the female and children audience.pt_BR
dc.description.abstract3Cet étude propose d'analyser les représentations des femmes dans les films La Belle au bois dormant, La Belle et la Bête et Moana, des studios Disney, en mettant en évidence leurs convergences, leurs divergences et leurs éventuelles influences sur la construction de l'identité sociale des filles dans l'enfance. Son importance est démontrée lorsqu'on essaie de comprendre les différentes façons dont les stéréotypes féminins sont présentés et quels sont les signes qui corroborent cette représentation, montrant ainsi comment Disney joue un rôle clé dans le maintien de ces normes. A partir des études de la sémiotique de la culture de Yuri Lotman et des Cultural Studies de Stuart Hall, il sera possible de faire une analyse de contenu des trois films qui constituent la plus grande marque dirigée vers le public féminin et enfantin.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



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