Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Borges, Priscila Monteiro | - |
dc.contributor.author | Ferrari, Ingrid Lima | - |
dc.identifier.citation | FERRARI, Ingrid Lima. De adormecida à aventureira: a transformação das princesas da Disney e seus impactos sobre meninas do século XXI. 2020. 93 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propaganda, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe analisar as representações das mulheres nos filmes A
bela adormecida, A bela e a fera e Moana: um mar de aventuras, dos estúdios
Disney, destacando suas convergências, divergências e possíveis influências na
construção da identidade social de meninas na idade infantil. Sua importância se
mostra ao se tentar compreender as diferentes formas como se apresentam os
estereótipos femininos e quais são os signos que corroboram para tal
representação, mostrando como a Disney exerce um papel fundamental na
manutenção desses padrões. A partir dos estudos da semiótica da cultura de Yuri
Lotman e dos Estudos Culturais de Stuart Hall, será possível uma análise de
conteúdo dos três filmes que compõem a maior marca direcionada ao público
feminino e infantil. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Feminismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Personagens no cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Walt Disney Productions | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contos de fadas | pt_BR |
dc.title | De adormecida à aventureira : a transformação das princesas da Disney e seus impactos sobre meninas do século XXI | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-24T13:44:44Z | - |
dc.date.available | 2021-11-24T13:44:44Z | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29263 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study proposes to analyze the representation of women in Sleeping
Beauty, Beauty and the Beast and Moana, from Disney Studios, highlighting their
convergences, disconvergences and possible influences on the construction of the
social identity of girls at an early age. Its importance is shown when trying to
understand the different ways in which female stereotypes are presented and which
are the signs that corroborate such representation, showing how Disney plays a key
role in maintaining these standards. Based on the studies of Yuri Lotman's Cultural
Semiotics and Stuart Hall's Cultural Studies, it will be possible to analyze the content
of the three films that make up the biggest brand directed to the female and children
audience. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Cet étude propose d'analyser les représentations des femmes dans les films
La Belle au bois dormant, La Belle et la Bête et Moana, des studios Disney, en
mettant en évidence leurs convergences, leurs divergences et leurs éventuelles
influences sur la construction de l'identité sociale des filles dans l'enfance. Son
importance est démontrée lorsqu'on essaie de comprendre les différentes façons
dont les stéréotypes féminins sont présentés et quels sont les signes qui corroborent
cette représentation, montrant ainsi comment Disney joue un rôle clé dans le
maintien de ces normes. A partir des études de la sémiotique de la culture de Yuri
Lotman et des Cultural Studies de Stuart Hall, il sera possible de faire une analyse
de contenu des trois films qui constituent la plus grande marque dirigée vers le
public féminin et enfantin. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Publicidade e Propaganda
|