Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2926
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_IzabeldosSantosMedeiros.pdf547,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inclusão de uma criança com implante coclear
Autor(es): Medeiros, Izabel dos Santos
Orientador(es): Cader-Nascimento, Fátima Ali Abdalah Abdel
Assunto: Inclusão escolar
Surdos - educação
Implantes cocleares
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 15-Fev-2012
Referência: MEDEIROS, Izabel dos Santos. A inclusão de uma criança com implante coclear. 2011. 57 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho trata dos processos e mecanismos que permeiam o processo de ensino e aprendizagem de um aluno surdo com implante coclear na rede regular. Para tanto desenvolvemos um estudo em pesquisa bibliográfica em obras de renomados autores e pesquisa de campo, com enfoque qualitativo, durante um período de quatro meses, participaram desse estudo um aluno surdo com implante coclear, sua mãe, uma professora, uma monitora, e um representante do administrativo escolar. O aluno é do sexo masculino, tem 10 dez anos de idade, esta matriculado no 4º ano do Ensino Fundamental. Utilizou-se como instrumento de pesquisa roteiro de entrevista, os resultados obtidos com o estudo evidenciaram informações importantes para a compreensão do contexto educacional de inclusão em que a criança foco desta pesquisa está inserida os dados obtidos permitem concluir que o participante desse estudo, implantado, adquiriu a capacidade do uso da linguagem oral e escrita; embora precise de determinadas adaptações, tanto no que se refere aos recursos pedagógicos quanto à prática do professor em sala de aula. Adquirindo uma inclusão com qualidade.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2926
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons