Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29255
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_SamirOtmen_tcc.pdf63,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Glitch art e a mensagem do ruído
Autor(es): Otmen, Samir
Orientador(es): Borges, Priscila Monteiro
Assunto: Glitch art
Imagens - análise
Ruído - comunicação
Data de apresentação: Jun-2019
Data de publicação: 23-Nov-2021
Referência: OTMEN, Samir. Glitch art e a mensagem do ruído. 2019. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A presente monografia busca compreender, por meio do estudo do movimento glitch art, como o ruído também comunica, ao invés de ser considerado apenas algo indesejado. Para isto, analisa o movimento artístico comparando-o com outros anteriores, estuda métodos e obras que exploram diferentes técnicas e práticas e procura instâncias cotidianas em que o erro já está presente de forma a ser consumido como mensagem. Por meio de sua ética e críticas, muitas vezes implícitas, o processo de realização de procedimentos do glitch art é analisado como prática de alfabetização tecnológica e crítica aos seus supostos avanços.
Abstract: This monograph seeks to comprehend, by studying the glitch art movement, how noise also communicates, instead of being considered just something unwanted. For that, it analyzes de artistic movement comparing it to previous ones, studies methods and works that explore different techniques and practices and looks for everyday instances in which the error is already present in a way to be consumed as a message. By its ethics and critics, often implicit, the realization processes of the glitch art procedures is analyzed as a technological literacy practice and critiques its supposed advances.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propaganda, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.