Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29249
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JoaoPedroAngeliciVirginio_tcc.pdf1,35 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cobertura do núcleo ampliado de saúde da família e sua relação com índice de vulnerabilidade social no Distrito Federal
Autor(es): Virginio, João Pedro Angelici
Orientador(es): Bolina, Alisson Fernandes
Assunto: Saúde - atenção básica
Saúde da família
Saúde pública
Distrito Federal (DF) - saúde pública
Vulnerabilidade social
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 23-Nov-2021
Referência: VIRGINIO, João Pedro Angelici. Cobertura do núcleo ampliado de saúde da família e sua relação com índice de vulnerabilidade social no Distrito Federal. 2019. 20 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: OBJETIVOS: Elaborar o Índice de Vulnerabilidade Social para o Distrito Federal; Mapear à cobertura dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NasfAB) e comparar a distribuição espacial da cobertura dos Nasf-AB segundo o Índice de vulnerabilidade social. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo ecológico, com base de dados secundários e de domínio público. Para o cálculo do Índice de vulnerabilidade social, utilizou-se o referencial metodológico do Índice de Vulnerabilidade a Saúde, através de dados obtidos do último censo demográfico. O mapeamento do Nasf-AB ocorreu por meio de dados públicos da Secretaria de Estado de Saúde bem como disponibilizados pela Gerência de Apoio à Saúde da Família. Realizou-se análise descritiva, e espacial exploratória utilizando QGIS versão 3.4.3. RESULTADOS: Verificou-se que 31,4% dos setores censitários do Distrito Federal foram classificados com baixo nível de vulnerabilidade social, 47,8% médio, 12,2% elevado e 8,3% muito elevado. Foi identificado que apenas 36,4% do território do cenário de estudo apresentaram cobertura Nasf-AB. Ao comparar distribuição espacial desses desfechos, observou-se elevada extensão de vazio assistenciais de cobertura Nasf-AB, tanto em setores rurais quanto urbanos, e frequentemente daqueles classificados em maior estrato de vulnerabilidade. CONCLUSÃO: Identificou-se que o planejamento da cobertura Nasf-AB do cenário de estudo não esteve atrelado às necessidades sociossanitárias do território, em termo de vulnerabilidade social. Recomenda-se a utilização de ferramentas de gestão de políticas públicas, como o Índice de Vulnerabilidade Social, para o redesenho da rede de atenção à saúde, tendo em vista o enfrentamento das iniquidades sociais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.