Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29248
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LuanaDeOliveiraSantos_tcc.pdf2,42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Expectativas dos familiares em relação ao futuro e projetos de vida de usuários com transtornos mentais em tratamento no CAPS
Autor(es): Santos, Luana de Oliveira
Orientador(es): Gussi, Maria Aparecida
Coorientador(es): Lima, Maria da Glória
Assunto: Doentes mentais - cuidado e tratamento
Transtorno mental
Distrito Federal (DF) - saúde pública
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
Famílias de doentes mentais
Saúde mental - assistência
Data de apresentação: 24-Jun-2019
Data de publicação: 23-Nov-2021
Referência: SANTOS, Luana de Oliveira. Expectativas dos familiares em relação ao futuro e projetos de vida de usuários com transtornos mentais em tratamento no CAPS. 2019. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O estudo teve como objetivo compreender quais são as expectativas dos familiares em relação ao futuro e aos projetos de vida de usuários com transtornos mentais em tratamento no CAPS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória descritiva. A análise dos dados foi feita mediante a transcrição dos relatos dos familiares que participaram da pesquisa através de um roteiro de entrevista semiestruturado. Optou-se em realizar uma análise temática de conteúdo, com uso do software de análise de dados Iramuteq. As transcrições dos discursos do familiares foram submetidas ao software, feita análise dos dados por meio de dendograma que foi gerado. Por meio desse estudo, foi possível perceber, por reflexões e relatos da convivência do familiar entrevistado com o usuário, detalhes no seu modo de caminhar com a vida, as dificuldades e momentos de angústias que aparecem no cotidiano, bem como momentos adjetivados como crescimento. Foram encontrados aspectos relacionados à convivência e realidade dessas famílias, evidenciando que certos fatores colaboram para a realização da futuridade e projetos de vida do usuário, sendo o familiar um potencializador e parceiro nessa trajetória. Verificou-se, assim, que a participação da família exerce um papel fundamental na vida e no tratamento do usuário, especialmente na reabilitação psicossocial.
Abstract: The objective of this study was to understand the expectations of family members about the future and the life projects of users with mental disorders under treatment in the CAPS. It was a qualitative research, of the descriptive exploratory type. Data analysis was done by transcribing the reports of family members who participated in the research through a semi-structured interview script. It was decided to perform a thematic analysis of content, using Iramuteq data analysis software. The transcripts were submitted to the software, and data analysis was performed using the dendogram that was generated. Through this study, it was possible to perceive, through reflections and reports of living together between the family members interviewed and the user, details on their way of life, the difficulties and anguish moments that appear in daily life, as well as moments adjectived as growth. It was found aspects related to the coexistence and reality of these families, evidencing that certain factors contribute to the realization of the futurity and life projects of the user, being the family a potentiator and partner in this trajectory. It was verified, therefore, that the participation of the family exercise a fundamental role in the life and the treatment of the user, especially in the psychosocial rehabilitation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.